Nesta sexta-feira (16/08) os radares móveis estarão operando nos seguintes locais: 

RADAR 1 - Rua Miguel Petroni (RODOVIA/CENTRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H; 

RADAR 2 - Avenida Comendador Alfredo Maffei (CENTRO/BAIRRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H; 

RADAR 3 - Avenida Trabalhador São-carlense - (CENTRO/BAIRRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 kM/H.

A Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes” deu início às atividades pedagógicas do mês aderindo a campanha Maio Amarelo: no trânsito, o sentido é a vida e a maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas, o Dia do Desafio.

O Movimento Maio Amarelo tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, sendo assim a Unidade de Ensino já começou a abordar o tema com os alunos. Segundo o Diretor Alexandre Moraes Gaspar o movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. “O objetivo dos funcionários, professores, coordenação e direção é colocar em pauta o tema segurança viária e conscientizar os alunos que eles também são responsáveis por um trânsito mais seguro. É importante dialogar sobre o que está acontecendo na sociedade, já que essas informações podem salvar vidas e/ou evitar acidentes”, comentou o Gaspar.

O Movimento teve sua inspiração nos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito, ou seja, o trânsito é feito de sentidos, e para utilizá-lo é preciso entender todos eles. Uma seta no carro da frente indica para onde ele vai virar, um pedestre com a mão estendida na faixa de pedestre transmite o sentido que ele quer efetuar a travessia, e assim por diante. Só que, de sentido em sentido, fomos ficando egoístas e causando acidentes. Acabamos esquecendo um sentido muito importante: a audição. Precisamos voltar a ouvir os conselhos de quem não sabe mentir e conhece muito bem o que é certo e o que não é: as crianças. Mas qual é o sentido de ouvir o conselho de uma criança? A resposta é pura e simples: O sentido é a vida.

Sendo assim, a sexta edição do Maio Amarelo traz o tema “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”, aprovado pelo (CONTRAN) Conselho Nacional de Trânsito e recomendado na Resolução Nº 771, de 28 de fevereiro de 2019.

Para a coordenadora Rosangela Aparecida Silva da Cruz é essencial ensinar atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito para que as estatísticas alarmantes de acidentes possam mudar. “Durante todo o mês faremos várias atividades para conscientizar os alunos que eles desempenham um papel importante no trânsito, ressaltando que são multiplicadores junto aos pais e toda comunidade escolar”.

Outro tema de destaque do mês é o Dia do Desafio. O diretor relatou que o professor de Educação Física Christiano Anselmo de Oliveira já ressalta em suas aulas sobre a importância da prática de atividade física no cotidiano, e a data serve para destacar que a combinação de uma alimentação balanceada e a rotina de exercícios físicos resultam numa melhor qualidade de vida. 

“O Dia do Desafio é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o SESC São Carlos (Serviço Social do Comércio). Com  um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde, combatendo dessa forma a obesidade. Esse ano a Encanto do Planalto enfrenta a cidade de Quivicán, de Cuba. No Dia do Desafio cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar o maior número de pessoas em relação ao número oficial de habitantes. Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação, já que os grandes vencedores são os cidadãos, que além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. O Dia do Desafio acontece no dia 29 de maio e todos os professores de Educação Física irão desenvolver atividades nas escolas da Rede Municipal de Ensino para vencer o Desafio contra a cidade cubana, e principalmente divulgar junto a sociedade a importância da prática da atividade física no cotidiano, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida. Contamos com a participação de toda comunidade Ibateense, seja nas academias, nos projetos sociais da Prefeitura ou nas empresas”, finalizou Gaspar.

Para o chefe do Executivo José Luiz Parrella (PSDB) trabalhar sobre segurança no trânsito e ressaltar a importância da prática de atividade física com as crianças é o ponto inicial para termos adultos mais conscientes. “Promover a aprendizagem a partir de situações que acontecem no cotidiano é de extrema importância para estimular a conscientização e reflexão em nossos estudantes, afinal eles são agentes multiplicadores de informações e passam a cobrar uma postura responsável dos adultos. Com certeza eles vão chamar a atenção dos pais com relação ao uso do celular ao volante, excesso de velocidade e ressaltar sobre a importância da prática de atividade física, combatendo dessa forma a obesidade e evitando que as estatísticas alarmantes de acidentes no trânsito aumentem. Parabéns para a direção, coordenação, funcionários e professores da escola Julio Mendes”, enfatizou o Prefeito.



Adicionar comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal SCDN. Se achar algo que viole as regras de uso, denuncie.


Código de segurança
Atualizar codigo