NESTA QUINTA-FEIRA (02/07) OS RADARES ESTARÃO OPERANDO NOS SEGUINTES LOCAIS:

RADAR 1 - AVENIDA COMENDADOR ALFREDO MAFFEI – (BAIRRO/CENTRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H;

RADAR 2 - RUA MIGUEL PETRONI (CENTRO/RODOVIA) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H;

RADAR 3 – RUA JOAQUIM RODRIGUES BRAVO (CENTRO/BAIRRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 50 KM/H.

O grande desafio dos profissionais que buscam as melhores oportunidades de trabalho em suas áreas é justamente encontrar locais onde a oferta é maior para o setor em que atuam. Há regiões que valorizam determinadas áreas em detrimento de outras devido a características históricas e geográficas. Além disso, cabe à pessoa entender também que o nível de exigência é cada vez maior nas empresas – é preciso ir além e mostrar diferentes habilidades para conseguir o emprego dos sonhos. A boa notícia é que, com a formação adequada e o apoio da tecnologia, é possível encontrá-lo.

Para facilitar essa tarefa e conseguir identificar os melhores negócios tanto para investidores quanto para profissionais, o Governo de São Paulo, por meio do Desenvolve SP, instituição financeira vinculada ao poder público, criou o “Mapa da Economia Paulista” no fim de 2019. O levantamento traz oportunidades de negócios e características econômicas das 16 regiões administrativas do estado, indicando quais áreas e segmentos estão em alta em cada uma dessas divisões.

Os dados do Mapa reforçam uma visão já conhecida, mas pouco estudada e difundida: o interior paulista possui regiões diversificadas e ricas, cada uma delas com características importantes e, principalmente, com necessidade de profissionais qualificados em diferentes áreas. Quanto maior for a habilidade dessas pessoas em desenvolver novas soluções e buscar respostas criativas, melhor será a produtividade e o aumento de riquezas nesses locais. É só uma oportunidade de juntar a demanda com a oferta adequada de trabalho.

Dessa forma, atualmente não dá mais para um profissional depender apenas do conhecimento adquirido no curso de graduação. Foi-se o tempo em que só o ensino superior era um diferencial importante para a pessoa se destacar no mercado de trabalho. Agora, é questão de sobrevivência. O ideal, portanto, é ter uma pós-graduação para especializar em uma área e conseguir aprofundar seus conhecimentos, além de manter uma importante rede de contatos que pode contribuir para a identificação de oportunidades para a melhoria da empregabilidade.

Profissionais com pós-graduação em Educação ou Saúde, por exemplo, são altamente requisitados na região de Ribeirão Preto, graças ao desenvolvimento de centros de pesquisa em ciências e medicina. Profissionais de Tecnologia da Informação com qualificação e MBA não devem ter dificuldades de achar bons empregos em Campinas e região, importante polo de economia criativa do estado. Profissionais com especialização em Gestão e Engenharia têm à disposição diversas regiões em que podem atuar de acordo com suas habilidades, conhecimento e experiência.

Com o avanço das telecomunicações e da mobilidade, hoje as distâncias diminuíram e as fronteiras sumiram. Tanto a economia está cada vez mais competitiva quanto a busca por excelentes profissionais transcende os limites das regiões. Quem possui a melhor qualificação acadêmica e profissional certamente vai se destacar no mercado de trabalho e encontrar as melhores oportunidades de emprego, independentemente do local em que vive. O Mapa da Economia Paulista já fez a parte dele ao listar as oportunidades. Cabe aos profissionais, agora, a preparação para os novos desafios que certamente irão surgir nos próximos anos, principalmente com a transformação digital das empresas e negócios.

* Nivaldo Tadeu Marcusso é coordenador do Curso de Pós-graduação em Engenharias e T.I do UNISAL. Possui experiência de mais de 30 anos na gestão da tecnologia da informação, inovação, negócios digitais, cibersegurança, tecnologia educacional e educação a distância.



Adicionar comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal SCDN. Se achar algo que viole as regras de uso, denuncie.


Código de segurança
Atualizar codigo