Rua Lourenço Innocentini
(sentido Bairro/Centro)
50 km/h
Rua Dr. Marino da Costa Terra
(sentido Centro/Bairro)
50 km/h
Rua Dr. Marino da Costa Terra
(sentido Bairro/Centro)
50 km/h

O cancelamento  cirurgias das cirurgias de pterígio e cataratas agendadas para este sábado (18) no serviço de Oftalmologia da Santa Casa, expôs mais um pouco a guerra que está sendo travada entre a mesa diretora da Santa Casa com a nova Administração do prefeito Airton Garcia. O prefeito tem lá seus motivos sim pra mexer nessa ferida, muitos têm vontade, mas não tem a coragem necessária. Agora a pergunta que precisa ser feita: Este é o momento mais apropriado para travar essa “guerra”?

Crise

Vejamos, a Secretaria Municipal de Saúde está com uma baita batata assando nas mãos, falta de médicos e duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), fechadas a quase um mês. Quem está dando um suporte nos casos mais graves é justamente a Santa Casa no SMU.

Crise II

O motivo para o cancelamento desse que seria o primeiro mutirão do ano (170 pessoas seriam beneficiadas)  é que  não houve um acerto nos valores a serem pagos para esse mutirão mesmo tendo ocorrido uma reunião dias atrás com membros da Secretaria de Saúde e do Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia . O caso não foi resolvido a tempo para que houvesse como organizar de forma correta o mutirão como alias sempre teve como regra.

Crise III

Já a Secretaria de Saúde do município informou através do seu secretário Carlos Eduardo Colenci que a questão não foram valores mas que a Prefeitura não foi avisada sobre o mutirão e não autorizou a realização do mesmo.

Crise IV

Pois bem, mais uma vez quem perde com esse tipo de procedimento e falta de sintonia pois houve uma reunião para tratar desse assunto mais uma vez é a população de São Carlos e região que tem um serviço gratuito que funciona dentro do mais alto grau de credibilidade.

Crise V

Em outras palavras, quem perde pelo fato de uma briga política ter sido deflagrada entre Santa Casa e Prefeitura é a população em geral.

Agora me diga

Se a Santa Casa inventar de parar de fazer os atendimentos que vem fazendo para ajudar a Prefeitura, enquanto as duas UPAs não voltar a funcionar, como ficará a população.

Agora me diga II

As partes envolvidas nessa “guerra” estão de fato preocupadas com a população em geral? É certo transferir as cirurgias para Araraquara, para onde os pacientes seriam enviados, conforme divulgou a assessoria de imprensa da Santa Casa?

O povo que se vire

A Santa Casa por sua vez  indica para que os pacientes agendados para as cirurgias deste sábado busquem informações na Secretaria Municipal de Saúde sobre a nova data e local onde as cirurgias serão realizadas.

O povo que se vire II

Já a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que não autorizou nenhuma guia para a realização de cirurgias de pterígio e catarata no mês de fevereiro de 2017, portanto não se responsabiliza pelo agendamento desses pacientes.

O povo que se vire III

Volto a perguntar: As partes envolvidas nessa “guerra” estão de fato preocupadas com a população em geral? Não é assim que se mexe em uma ferida.

Ameaças

Airton Garcia dias atrás voltou a expressar a sua suspeita sobre a transparência na Santa Casa. “Eu sempre critiquei a administração. Acho que a Santa Casa precisa de uma administração mais profissionalizada. Nunca achei que existisse bandalheira, agora eu estou mudando de ideia. Acho que existe a bandalheira”, disse a um jornal da cidade.

Ameaças II

Na mesma entrevista, Airton Garcia disse que “mais cedo ou mais tarde”, iria conseguir os números e completou afirmando que “essas pessoas que hoje defendem (a Santa Casa) precisam ficar espertas porque a Polícia Federal pode pegá-los”.

Até tem alguma razão

Airton Garcia pode até ter seus  motivos para querer saber mais sobre o emprego de recursos na Santa Casa. Denise Cury (lembram dela), no começo da gestão do Paulo Altomani (PSDB), quis saber a mesma coisa e caiu.

Até tem alguma razão II

O prefeito não vai cair por causa disso, pois foi eleito pelo povo. Mas prefeito, nessa briga o povo já não está sendo prejudicado?

Você Sabia

Que o  acervo do Museu de São Carlos é composto atualmente por 5.835 itens distribuídos entre reserva técnica e exposição. É composto por objetos tridimensionais e digitais, atualmente divididos em dezessete coleções.

Você sabia II

As coleções são com os seguintes temas: Caça/Guerra, Artes visuais,Objetos pecuniários, Construção, Interiores, Trabalho, Lazer e Desporto, Insígnias, Objetos cerimoniais, Comunicação, Transporte, Objetos pessoais, Castigo/Penitência, Medição/Registro/Observação/Processamento, Embalagens e Recipientes, Amostras e fragmentos e Etnográfico/Indígena. Interessante não. Visitando ele nem para dá para ter ideia dessa dimensão.

Servidores

E começou a discussão em torno do reajuste salarial dos servidores municipais de São Carlos. Na semana passada a pauta com 25 reivindicações foram entregues ao prefeito Airton Garcia que se mostrou interessado em atender a maioria delas. 

Servidores II

Porém o que mais interessa a categoria, sei não hein...Ele próprio adiantou que não tem dinheiro. Na mesma toada veio a secretária de Administração e Gestão Pessoal Helena Antunes.Na última quarta-feira aconteceu a primeira reunião de trabalho entre os diretores do SINDSPAM, Comissão de Servidores e Helena Antunes. 

Servidores III 

Helena foi categórica em afirmar que a situação da Prefeitura está crítica e que os estudos de sua equipe ocorrem de forma de que pelo menos as perdas salariais sejam repostas (índice IPCA), descartando praticamente uma oferta de aumento real. Sobre o tíquete refeição a discussão aconteceu da mesma forma. 

Servidores IV

De fato a situação da prefeitura está crítica. Ela já está usando 52,88 % do seu orçamento com o pagamento de salários dos servidores, o Limite Prudencial é de 51,3 % e o Limite Legal é de 54%. A negociação esse ano não será fácil. 

Cargos de Confiança

Mais uma vez foi discutida a questão dos cargos de confiança na Prefeitura. Helena respondeu aos sindicalistas que atualmente a Prefeitura conta com 97 cargos de comissão, incluindo os secretários municipais. Dos 97 cargos, 67 são ocupados por pessoas externas ao quadro de servidores e 30 internos.

Gratificados

Já as funções gratificadas (ocupadas por servidores de carreira) são no total de 261 cargos, 90 deles ocupados pelo pessoal da Secretaria da Educação (60 diretores, 10 assessores pedagógicos e 10 de direção e 10 supervisores escolares), depois tem mais 83 chefes de sessões e 88 supervisores de unidades.

Por fim

Helena Antunes durante a reunião anunciou que pretende promover mudanças em alguns benefícios que hoje são pagos aos servidores e que já foram considerados inconstitucional  e irregular.

Por fim II

Ela citou como exemplo o salário esposa, prêmio SUS e até a taxa rural. Helena também voltou a falar na implantação do Banco de Horas e promover um novo Programa de Demissão Voluntária (PDV), mais atrativo ao servidor, principalmente aquele já está aposentado. Uma nova reunião foi marcada para a próxima quarta-feira (22) às 14hs. 

1,2,3 PSDB 

No último dia 09 aconteceu no Aeroporto Estadual Mário Pereira Lopes, em São Carlos, a visita de representantes da Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias); do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP); e da LATAM Airlines Brasil. 

1,2,3 PSDB II 

O objetivo do encontro, que contou também com a presença do prefeito anfitrião Airton Garcia, foi a realização de visita técnica que vistoriou a infraestrutura existente e assim caminhar o processo de internacionalização do aeroporto para manutenção de aeronaves da LATAM e de terceiros. 

1,2,3 PSDB III

O melhor do evento ficou na coletiva. O deputado Lobbe Neto ao ser questionado sobre a implantação do AME por um repórter, deu mil e uma desculpas. Depois fora do ar teria dito que o PSDB do ex-prefeito Paulo Altomani era um e do governador Geraldo Alckmin seria outro. E o dele qual será? Juro que achava que era um partido só. 

Enquanto isso 

 

O AME de São Carlos só existe na Secretaria Estadual da Fazenda que é de onde sai o dinheiro que paga o aluguel dos prédios lá na avenida Sallum. Ninguém no Ministério Público ou no Tribunal de Contas irá questionar esse desperdício de dinheiro público? 

Bom final de semana

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...(Sun Tzu). Fale conosco: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 



Comentário(s) 

+5
Henry | 21 Fevereiro 2017

"Uma vez, um discípulo perguntou a Confúcio (551-479 a.C.), fundador do que seria a escola dos letrados (também conhecida como Confucionismo), quais as três coisas fundamentais para se ter um bom governo. Confúcio respondeu: um bom exército, comida e confiança nos líderes. O discípulo voltou a insistir, querendo saber se era possível retirar algum desses itens e continuar a se ter um bom governo. Confúcio novamente respondeu: “sem um exército, um povo bem alimentado e confiante luta; sem comida, um povo que confia nos seus líderes faz qualquer coisa. Pode-se ter um bom governo sem comida e sem exército, mas sem líderes confiáveis, mesmo um país rico e bem guardado está fadado à ruína”." de "A Arte da guerra: Os treze capítulos originais" de Sun Tzu, André Silva da Bueno
+7
fiscal de político | 20 Fevereiro 2017
Vou repetir um mantra por demais conhecido: político tem medo de povo na rua. Quando a sociedade se mobilizar para exigir dos políticos respeito aos direitos frequentemente ignorados, os vereadores, de[...]dos, estaduais e federais, e senadores começarão a se coçar. Em São Carlos, piquetes na câmara municipal em dias de sessão e na porta da prefeitura podem resolver mais da metade dos problemas. Cabe lembrar que político é mero mandatário do povo e deve-lhe explicação dos atos praticados. Quando politicamente esclarecido e devidamente politizado, o eleitor não trégua aos políticos. Segue-lhe os passos, fiscaliza-lhe as ações e cobra-lhes resultados.
+10
Aécim Pódemais | 20 Fevereiro 2017
A hora de mexer na caixa preta da Santa Casa é agora , esse papo de guerra é filustria , tem que saber como se emprega NOSSA grana nesse saco sem fundos , quanto a Helena dizer que não tem grana para o aumento dos funcionários municipais , ela deveria pensar que fez parte do governo de bandalheira dos tucanos , agora Lobbe , sem palavras só enrola.
+8
PENSE FORA DA CAIXA. | 20 Fevereiro 2017
Enquanto isso no SAAE........A bezerrada está voltando.Um a um , para não dar muito na cara!!!!Mudam-se as moscas , mas a m.....é a mesma!
+10
Odorico Paraguassu | 19 Fevereiro 2017
Pelo andar da carruagem, parece que a lava Jato esta chegando em São Carlos via Camargo Corrêa. Seria bom incluir o caso dos fantasma da secretaria de Emprego e Renda, pois o legislativo San Carlense não resolve nada, visto a cassação do P.A. que não foi a lugar nenhum!
+9
Ju | 19 Fevereiro 2017
Agora a Sra. Helena resolve mudar benefícios dos servidores que diz que são irregulares....
o premio SUS tem lei de 91 e os decretos que estabeleceram valores em 97, aliás há 20 anos sem reajuste, previsto na lei.. o mesmo reajuste do repasse financeiro da secretaria de estado para o município.
a taxa rural também tem lei de 94.... é só verificar. Como pode dizer que está irregular. É demais não.
os funcionários sempre levando a pior...
o ticket refeição, é direito adquirido, não temos o ticket, os valores restituídos e nem os valores depositados....
E todos os políticos na campanhas juram que vão tratar os funcionarios com dignidade.... verdade?????
+12
bone | 18 Fevereiro 2017
O que não quer calar alguém sabe dizer porque o Caballero trabalha no Brasil especificamente em São Carlos . E hoje perseguindo funcionários de carreira . Recebeu uma ordem do Secretário de Governo e até agora não cumpriu .
Vamos assuntar !!!!!!
+12
bone | 17 Fevereiro 2017
Infelizmente esse prefeito acha que é dono da cidade , mais não é não . O importante é fazer as cirurgias e não quem autoriza.
São Carlos vive momentos de muita incertezas e medos tudo porque apostaram em um homem que não entende NADA. Mais uma pergunta alguém sabe explicar o porque de Caballero trabalhar aqui em São Carlos pois pelo que se sabe não pode atuar profissionalmente aqui no Brasil . Dr. Firmiano pode responder ????
+16
Abre a caixa | 17 Fevereiro 2017
1. Não existe melhor momento para se tratar de problema. Assim, a caixa preta da sta casa deve ser tratada já!
2. Sobre não fazer cirurgia, é obrigação da Uniao, Estado e Municipio, assim, devem procurar advogado e acionar os entes.
3. Lobbe = pífio
+21
J | 17 Fevereiro 2017
Pergunta que não quer calar: De quem é o prédio do AME (que não existe ainda) na Av Sallum. Alguém aqui sabe? o Colunista sabe? Por favor gostariamos de saber.