O Diário Oficial do Município desta sexta-feira (27/03) publica a Portaria Nº 09/2020, assinada pelo secretário municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Clóvis Pinto Ferraz (Coca Ferraz), autoridade de trânsito do município de São Carlos, suspendendo no período de 27 de março a 30 de abril de 2020 a fiscalização por meio dos três radares móveis.

Com a chegada do Carnaval, o número de doações de sangue diminui 30%. Isso porque, além de muita gente viajar nessa época do ano, um dos requisitos para doar é ficar 24 horas sem ingerir bebida alcóolica. 

Os tipos sanguíneos em situação mais crítica são o O e o B negativo, que tiveram queda de 40% e, principalmente, o A negativo, que diminuiu 60%. “A gente tem apenas 4 bolsas de A negativo no estoque, suficientes somente para mais um paciente. E não existe nenhum tipo de substituto para o sangue. Por isso, a gente conta muito com a solidariedade dos voluntários”, explica a coordenadora do Banco de Sangue, Ariane Iazorli. 

Para reforçar o estoque para o Carnaval, o Banco de Sangue vai abrir normalmente no próximo sábado, 21 de fevereiro. 

Para ser doador, é preciso ter entre 18 e 69 anos, ter mais de 50 Kg e estar em boas condições de saúde. O voluntário também não pode fumar uma hora antes da doação e nem ingerir bebida alcoólica 24 horas antes. E é preciso apresentar um documento oficial com foto. 

Quem vier para fazer a doação, pode estacionar de graça no estacionamento PARAKI, que fica em frente à Santa Casa (Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 672). 

A dona de casa Rosana Vieira Flores é doadora de sangue há quase 10 anos. “Eu comecei porque a minha cunhada precisou de sangue por conta de uma trombose. Então, a gente foi convidado a doar. Eu vim e não parei mais. Não tem recompensa melhor você saber que está ajudando alguém. A gente ajuda e recebe tudo em dobro”. 

SERVIÇO:

BANCO DE SANGUE DA SANTA CASA

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 

Segunda a sexta-feira - 8 às 12 horas

Sábados - 8 às 11 horas (inclusive no dia 21 de fevereiro)                                                         

Dias 23 e 24 de fevereiro – o Banco de Sangue vai ficar fechado

 

 

 

 



Adicionar comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal SCDN. Se achar algo que viole as regras de uso, denuncie.


Código de segurança
Atualizar codigo