NESTA TERÇA-FEIRA (10/12) OS RADARES ESTARÃO OPERANDO NOS SEGUINTES LOCAIS: 

RADAR 1 – RUA MIGUEL PETRONI (CENTRO/BAIRRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H; 

RADAR 2 – AVENIDA DR. HEITOR JOSÉ REALLI (BAIRRO/RODOVIA) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H; 

RADAR 3 – AVENIDA COMENDADOR ALFREDO MAFFEI (CENTRO/BAIRRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H.

O desempenho do mercado formal da cidade de São Carlos apresentou crescimento do número de vagas pelo terceiro mês consecutivo no segundo semestre. No Informativo Econômico de 26 de novembro, o destaque recaiu sobre os Grandes Setores. Na Tabela 1 abaixo desagregamos os serviços Industriais de Utilidade Pública e a Administração Pública.

A Construção Civil foi o subsetor empresarial que “puxou” a atividade econômica logo após a grande crise financeira internacional de 2008. O movimento mais recente em todo país é bem diferente. O subsetor registra ou estagnação do número de vagas ou redução discreta. Em São Carlos os números mostram tal redução. O subsetor Extrativa Mineral se comportou estável, devido inclusive ao pequeno número de empresas informantes. A Administração Pública, Serviços Industriais de Utilidade  e Agropecuária também se mantiveram estáveis. 

Um registro bastante positivo é a recuperação discreta da Indústria de Transformação. Esse subsetor tem a característica de introduzir inovações em processos produtivos e assim colaborar com a produtividade industrial. A expectativa é de recuperação da participação desse subsetor no emprego total, o que causaria o aumento do emprego nos demais segmentos empresariais. Os subsetores de Comércio e Serviços apresentaram correlação positiva, ou seja, expandiram o número de vagas na mesma direção do crescimento geral do emprego. 

Na dimensão geográfica do Brasil, a taxa de desocupação registrou queda novamente. A taxa de 11,6% resulta da expansão das ocupações em geral, da trabalho informal e por conta própria. Ambos apresentaram registros com destaque em relação a série histórica. As demais ocupações no setor privado (com carteira de trabalho), público e o número de empregadores, todos, mantiveram a estabilidade. O impulso dado pela Taxa de Câmbio, mais do que favorecer as exportações está colaborando com maior controle das importações via mecanismo de mercado. A taxa de câmbio depreciada e a recuperação de algum nível de investimento em segmentos privados poderão tornar a atividade econômica um pouco mais elevada e colaborar com a recuperação das ocupações e dos rendimentos.

Tabela 1  - Emprego nos Subsetores Econômicos de São Carlos

 

                Fonte: MTb. Cadastro Geral do Emprego e Desemprego.

 



Adicionar comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal SCDN. Se achar algo que viole as regras de uso, denuncie.


Código de segurança
Atualizar codigo