NESTA TERÇA-FEIRA (19/11) OS RADARES ESTARÃO OPERANDO NOS SEGUINTES LOCAIS: 

RADAR 1 - AVENIDA COMENDADOR ALFREDO MAFFEI (CENTRO/BAIRRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H; 

RADAR 2 – AVENIDA JOÃO DE GUZZI X RUA MARCOS VINICIOS DE M. MORAES - VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H; 

RADAR 3 - AVENIDA TRABALHADOR SÃO-CARLENSE (BAIRRO/CENTRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H.

Estão abertas as inscrições para o curso Introdução à meditação, que será oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Gratuito, o curso acontecerá às terças e quintas-feira, de 19 a 28 de novembro, das 12h30 às 13h50.
 
Para participar, não é preciso ter qualquer experiência prévia com meditação, basta ter mais de 15 anos e se inscrever via Sistema Apolo da USP no seguinte link: icmc.usp.br/e/1b99c. A iniciativa é coordenada pela educadora Patrícia Cristina Silva Leme e faz parte do projeto Cultura do bem-estar: práticas para uma vida acadêmica saudável, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP).
 
Considerada uma técnica que contribui fortemente para a redução do estresse e a melhoria da qualidade de vida, a meditação tem sido abordada por meio de cursos e atividades práticas nas melhores universidades do mundo. Estudos mostram que as técnicas de meditação são capazes de modificar as estruturas e as funções do cérebro e têm efeitos positivos na cognição, na regulação emocional, na atenção, na eficiência cerebral e no relaxamento.
 
“No mundo de hoje e, principalmente dentro das universidades, onde a incidência de enfermidades como ansiedade e depressão são muito mais altas que na população em geral, trazer esse olhar para dentro de si, esse cuidado consigo, conhecer essa fonte interna de estabilidade e calma, são absolutamente fundamentais”, afirma Patrícia. Doutora em educação, ela é professora de ioga e meditação com formação na Índia em instituição certificada pela Yoga Alliance, com ampla experiência em meditação, tendo frequentado retiros Vipassana e cursos sob a orientação de Yongey Mingyur Rinpoche, referência internacional na área.
 
As aulas utilizam como referência teórica materiais desenvolvidos pela  comunidade Tergar de meditação, uma rede global de centros de meditação budista, sob orientação de Mingyur Rinpoche. Cada aula inclui sessões curtas de meditação guiada e grupos de discussão.
 
Às terças-feiras, as aulas acontecerão no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (sala 6-001), no bloco 6 do ICMC. Já às quintas, serão realizadas no auditório Luiz Antonio Favaro (sala 4-111), no bloco 4 do Instituto.
 


Adicionar comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal SCDN. Se achar algo que viole as regras de uso, denuncie.


Código de segurança
Atualizar codigo