NESTA SEGUNDA-FEIRA (16/09) OS RADARES MÓVEIS ESTARÃO OPERANDO NOS SEGUINTES LOCAIS: 

RADAR 1 - Rua Miguel Petroni (CENTRO/RODOVIA) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 kM/H; 

RADAR 2 – Av. Francisco Pereira Lopes (USP/SHOPPING) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H; 

RADAR 3 – Av. Comendador Alfredo Maffei (BAIRRO/CENTRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 kM/H.

Muitas inquietações carregam aqueles que precisam lidar com a dor do suicídio. Às vezes, sentimos não ser um ouvido que acolhe, uma voz que tranquiliza, um abraço que acalenta. A inquietação segue também quem, um dia, já tentou tirar a própria vida. Há, ainda, os que pensam sobre o assunto, mas jamais teriam coragem de dizer. Conversar sobre essas muitas inquietações – tão cheias de silêncio –, é o principal objetivo de uma série de atividades que acontecerão a partir deste mês no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.
 
Conhecido como Setembro Amarelo, o mês é dedicado à prevenção ao suicídio. A proposta surgiu em 2014 a partir de uma união de esforço do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. No ICMC, as ações da campanha serão promovidos pelo Grupo de Apoio Psicopedagógico (GAPsi) e têm como objetivo abrir possibilidades de diálogo sobre o tema e conscientizar a comunidade a respeito dos mitos que rondam o suicídio.
 
Os eventos são abertos a todos os interessados, não demandam inscrições prévias e começam na próxima quinta-feira, dia 12 de setembro, com uma roda de acolhimento e conversa mediada pela professora Tais Bleicher, do Departamento de Psicologia da UFSCar. Para participar, basta comparecer ao auditório Luiz Antonio Favaro, no bloco 4 do ICMC, às 9h30.
 
Já o bate-papo Amigos em risco: como posso ajudar? acontece na terça-feira, 24 de setembro, a partir das 13 horas, também no auditório do bloco 4. A atividade será mediada pela funcionária Maria Fernanda Marreta, que é psicóloga e membro do GAPsi. O tema vai nortear, ainda, um minicurso sobre detecção de risco e prevenção ao suicídio, com quatro horas de duração, que ocorrerá no início de outubro. Um formulário para manifestação de interesse em participar da ação está disponível neste link: icmc.usp.br/e/105a8. A ideia é identificar a disponibilidade dos interessados, possibilitando alcançar o maior número possível de participantes. 
 
O que é o GAPsi – Quem não sabe como funciona o Grupo de Apoio Psicopedagógico do ICMC poderá conhecê-lo em duas oportunidades: na quarta-feira, 18 de setembro, a partir das 14 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6; e no dia 9 de outubro, a partir das 18 horas, no auditório Luiz Antonio Favaro. Esses dois eventos serão mediados pela professora Simone de Souza, que é coordenadora do GAPsi.
 
Setembro Amarelo também vai colorir as telas da sessão especial do PETCult, que acontecerá na quinta, 19 de setembro, a partir das 19 horas, no auditório do bloco 6. Logo após a exibição de um filme, haverá debate mediado por alunos que participam do Programa de Educação Tutotal (PET-Computação) e por membros do GAPsi.
 
Em um cenário em que, a cada 40 segundos uma pessoa coloca fim à vida em algum lugar do mundo, falar sobre suicídio é a única forma de fazer a vida florescer. Conversar sobre nossas inquietações pode tornar a vida mais leve e colorida.
 
Programação Setembro Amarelo no ICMC
 
Roda de acolhimento e conversa sobre suicídio 
Quando: quinta-feira, 12 de setembro, às 9h30
Local: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111), no bloco 4 do ICMC
Mediadora: professora Tais Bleicher (UFSCar)
 
O GAPsi te escuta! Venha conhecer o Grupo! 
Quando: quarta-feira, 18 de setembro, às 14 horas
Local: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (6-001), no bloco 6 do ICMC
Mediadora: professora Simone do Rocio Senger de Souza (ICMC)
 
PETCult especial Setembro Amarelo 
Quando: quinta-feira, 19 de setembro, às 19 horas
Local: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (6-001), no bloco 6 do ICMC
Mediadores: membros do PET e do GAPsi
 
Amigos em risco: como posso ajudar? 
Quando: terça-feira, 24 de setembro, às 13 horas
Local: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111), no bloco 4 do ICMC
Mediadora: Maria Fernanda Marreta (ICMC)
 
Minicurso Amigos em risco: como posso ajudar? 
Quando: a definir, de acordo com a disponibilidade dos interessados (proposta: semana de 7 a 11 de outubro)
Formulário para manifestar interesse: icmc.usp.br/e/105a8
 
O GAPsi te escuta! Venha conhecer o Grupo! 
Quando: quarta-feira, 9 de outubro, às 18 horas
Local: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111), no bloco 4 do ICMC
Mediadora: professora Simone do Rocio Senger de Souza (ICMC)
 
Setembro amarelo no campus da USP em São Carlos 
Eventos promovidos pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC):
 


Adicionar comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal SCDN. Se achar algo que viole as regras de uso, denuncie.


Código de segurança
Atualizar codigo