NESTA SEGUNDA-FEIRA (16/09) OS RADARES MÓVEIS ESTARÃO OPERANDO NOS SEGUINTES LOCAIS: 

RADAR 1 - Rua Miguel Petroni (CENTRO/RODOVIA) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 kM/H; 

RADAR 2 – Av. Francisco Pereira Lopes (USP/SHOPPING) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H; 

RADAR 3 – Av. Comendador Alfredo Maffei (BAIRRO/CENTRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 kM/H.

No dia 24 de agosto, sábado, o grupo Zenith Aerospace, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP), fará dois lançamentos de balões estratosféricos contendo 52 experimentos científicos de jovens estudantes de todo Brasil durante o evento "Sábado Aeroespacial". O projeto conta com estudantes de todas as cinco regiões do País e, até o momento, teve a participação de mais de 350 alunos. 

Trata-se do projeto sem fins lucrativos "Garatéa E" que tem o intuito de disseminar o ensino de ciência e engenharia aeroespacial, dando a oportunidade para os alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio desenvolverem seus próprios experimentos. Durante o primeiro semestre de 2019, grupos de até 15 alunos criaram projetos em suas escolas, que agora serão mandados a uma camada da atmosfera chamada estratosfera, um ambiente que é muito semelhante ao da superfície de Marte.

O evento de lançamento também contará com diversas atividades voltadas aos jovens. Haverá palestras de profissionais na área da educação, aeronáutica, astrobiologia e demais áreas da ciência contempladas no estudo e desenvolvimento aeroespacial.

Além disso, haverá mostra de grupos extracurriculares ligados a ciência e engenharia da USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para apresentar aos alunos as atividades acadêmicas desenvolvidas nas universidades. Também haverá workshops ligados às áreas de robótica, eletrônica e biologia, com o intuito de aproximar os participantes do ambiente universitário e principalmente do trabalho desenvolvido pelo grupo Zenith.

As atividades ocorrerão das 8 às 18 horas no Bloco Didático e na Biblioteca da área 2 com campus da USP em São Carlos, situada na Avenida João Dagnone, nº 1100 - Jardim Santa Angelina. O lançamento dos balões está agendado para as 11 horas.

O evento será aberto ao público, contando com atividades gratuitas durante todo o dia, porém focado especialmente nos alunos participantes do projeto.

As inscrições podem ser feitas em https://bit.ly/2Z9SzZP.


Adicionar comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal SCDN. Se achar algo que viole as regras de uso, denuncie.


Código de segurança
Atualizar codigo