NESTA SEGUNDA-FEIRA (16/09) OS RADARES MÓVEIS ESTARÃO OPERANDO NOS SEGUINTES LOCAIS: 

RADAR 1 - Rua Miguel Petroni (CENTRO/RODOVIA) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 kM/H; 

RADAR 2 – Av. Francisco Pereira Lopes (USP/SHOPPING) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H; 

RADAR 3 – Av. Comendador Alfredo Maffei (BAIRRO/CENTRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 kM/H.

As escolas estaduais “Maria Ramos”, “Sebastião de Oliveira Rocha” e “Conde do Pinhal” vão receber o Irrigador Solar, tecnologia desenvolvida pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP). A ação integra o Programa Embrapa & Escola, realizado este ano em parceria com a Câmara de Vereadores, Diretoria Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Educação.

A instalação vai ocorrer nos dias 19, 20 e 21 de agosto, pela manhã, quando o pesquisador Washington Luiz de Barros Melo ensinará aos alunos das três escolas os conceitos de Física utilizados no desenvolvimento da tecnologia, de forma interativa.

“É uma oportunidade de mostrar a importância da ciência na vida deles, com uma tecnologia que não usa eletricidade e pode ser montada em casa com garrafas PET, de vidro e outros materiais recicláveis. Eles também podem observar como economizar água, pois canteiros e jardins podem ser irrigados automaticamente pelo método de gotejamento”, explica o físico Washington Melo.

O equipamento utiliza um princípio simples da termodinâmica, o ar se expande quando aquecido e é usado como uma bomba que impulsiona a água para a irrigação. Trata-se de um sistema automático sem fotocélulas, pois depende somente da luz solar, o que torna sua operação extremamente econômica.

A facilidade de montagem e os benefícios que o Irrigador Solar traz não somente para quem mora no campo, mas também na cidade, já que pode ser montado em apartamentos, por exemplo, levou a tecnologia a 25 estados brasileiros, ao Distrito Federal, bem como para Angola (África), Argentina e Colômbia (América do Sul).

Incentivo aos estudantes

A compra do material para a montagem dos Irrigadores foi possível em função de uma emenda parlamentar do vereador Luis Enrique Paulino Carmelo (Kiki), no valor de R$ 31.981,50, para que a Embrapa Instrumentação e a Embrapa Pecuária Sudeste realizassem atividades para cerca de 600 estudantes de cinco escolas municipais e estaduais no final de maio.

Além da montagem do Irrigador Solar, no dia 22 de agosto serão finalizadas as atividades em 2019 dessa parceria, com uma sessão solene na Câmara Municipal de São Carlos, quando serão premiados os estudantes autores das dez melhores redações feitas depois das visitas às Unidades da Embrapa, além da entrega do título de “Cidadão Benemérito” ao pesquisador da Embrapa Instrumentação Luiz Henrique Capparlli Mattoso.

 



Adicionar comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal SCDN. Se achar algo que viole as regras de uso, denuncie.


Código de segurança
Atualizar codigo