Imprimir esta página

No último dia 12 de março, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recepcionou os estudantes estrangeiros que chegaram à Universidade para iniciar o semestre letivo em cursos de graduação e pós-graduação. Participaram do evento aqueles que ficarão no Campus São Carlos, pouco mais da metade do total que a Instituição está recebendo neste primeiro semestre de 2019. Ao todo, 17 graduandos, mestrandos e doutorandos do exterior vão desenvolver atividades acadêmicas e de pesquisa em três campi (além de São Carlos, Sorocaba e Araras).

Na recepção, a Secretária Geral de Relações Internacionais da UFSCar, Maria Estela Antonioli Pisani Canevarolo, detalhou o trabalho da Secretaria e os procedimentos necessários aos pesquisadores e estudantes que chegam à Instituição. Em seguida, foi realizada a apresentação do Instituto de Línguas (IL) da Universidade. O Diretor do IL, Dirceu Cleber Conde, falou sobre as ações de acolhimento aos estrangeiros em mobilidade acadêmica, que buscam propiciar um ambiente amistoso de troca de experiências entre pessoas de diferentes culturas e línguas, e sobre a possibilidade dos estrangeiros também oferecerem atividades para a comunidade universitária.

Depois, foi a vez da Associação Atlética Acadêmica (AAA) da UFSCar mostrar as mais de 30 modalidades esportivas disponíveis aos estudantes estrangeiros, principalmente para os que ficarão mais de seis meses na Universidade. E, para encerrar, o Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação, José Carlos Paliari, enfatizou a importância da dedicação aos estudos, às pesquisas e às normas da Instituição.

Os estudantes recém-chegados à UFSCar estarão nos cursos de Fisioterapia, Engenharia Mecânica, Psicologia, Ciências Sociais, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Filosofia, Biotecnologia, Engenharia Agronômica, Turismo, Administração, Geografia e Engenharia de Materiais. Eles vieram por meio de acordos de cooperação, do Programa Escala de Estudantes de Graduação da Associação das Universidades do Grupo Montevideo (AUGM), do Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia (Bracol) e de programas de dupla diplomação.

Atualmente, a UFSCar possui 215 acordos de cooperação acadêmica e científica com 161 instituições estrangeiras de Ensino Superior como universidades, centros de formação e institutos de pesquisa, entre outras entidades.



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores
e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.