OS RADARES MÓVEIS ESTARÃO EM OPERAÇÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA (20/5) NOS SEGUINTES LOCAIS:

RADAR 1 - Av.Dr. Heitor José Realli (RODOVIA/BAIRRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H;

RADAR 2 - Av. Francisco Pereira Lopes (USP/SHOPPING) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H;

RADAR 3 - Av. João de Guzzi x Rua Marcos Vinicius de M. Moraes - VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 kM/H.

No dia 15 de março é comemorado o Dia Internacional do Consumidor e, neste ano, os PROCONS e a Secretaria Nacional do Consumido (Senacon), estão engajados na divulgação da plataformaconsumidor.gov.br.

Os PROCONS estaduais e municipais atenderão a população, ensinado os consumidores a baixar o App e registrar suas reclamações, o que é muito simples e fácil, logo, acessível a todos. Em São Carlos, o App será apresentado à comunidade nesta sexta-feira (15), das 10h às 16h, numa ação na Praça do Mercado Municipal.

Na ação, o PROCON irá divulgar material criado pela SENACON e esclarecerão dúvidas dos consumidores. Após o evento, será feito um balanço da quantidade de downloads realizados. 

Plataforma consumidor.gov.br - consumidor.gov.br propõe a prestação de um serviço público, gratuito e que visa a resolução alternativa de conflitos de consumo, pela internet, a partir da ação integrada entre a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Procons, Ministérios Públicos, Defensorias Públicas, Tribunais de Justiça e empresas participantes.

O foco da plataforma é promover a comunicação direta entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços de consumo. A participação das empresas é voluntária e só é permitido àquelas que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo, no qual se comprometem a conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados. Importante pontuar que os índices de solução na plataforma ultrapassam 80%.

As reclamações registradas alimentam uma base de dados qualificada, que permite o monitoramento da efetividade desses canais das empresas e oferece insumos para o seu aprimoramento.

De acordo com Juliana Cortes, diretora do Procon-São Carlos, a palavra final é sempre do consumidor, pois, após a resposta do fornecedor, o reclamante tem a possibilidade de avaliar se a reclamação foi resolvida ou não, atribuir uma nota de satisfação e um comentário final. 

Cadastro de Reclamações – Também nesta sexta-feira (15), a Fundação Procon fará a divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2018. Serão divulgados dados de estaduais e também de 48 municípios que participam da ação. Em São Carlos, os dados estão disponíveis no linkhttp://www.saocarlos.sp.gov.br/images/stories/pdf/Cadastro%20de%20Reclama%C3%A7%C3%B5es%20Fundamentadas.pdf.

Entre 10 empresas mais reclamadas estão empresas de telefonia, bancos e grandes redes varejistas. 

Serviço:

15/03 - Dia Mundial do Consumidor - Divulgação do Aplicativo consumidor.gov.br 

Local: Praça do Mercado Municipal

Horário: 10h às 16h

 



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