NESTA TERÇA-FEIRA (11/08) OS RADARES ESTARÃO OPERANDO NOS SEGUINTES LOCAIS:

RADAR 1 - AVENIDA GETÚLIO VARGAS (BAIRRO/CENTRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H;

RADAR 2 - AVENIDA GETÚLIO VARGAS (CENTRO/BAIRRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H;

RADAR 3 – RUA JOSÉ BONIFÁCIO X RUA 1º DE MAIO (CENTRO/BAIRRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 50 KM/H.

Os pesquisadores do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foram convidados para ministrar um minicurso durante a I Semana de Formação dos Profissionais da Educação de São Carlos.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e será realizado entre os dias 2 e 9 de fevereiro. As atividades são destinadas exclusivamente aos servidores da SME e professores municipais de São Carlos.

O minicurso "Educação para as Relações Étnicorraciais" será ministrado pelo professor Valter Silvério, docente do Departamento de Sociologia da UFSCar e coordenador do NEAB, e pelas pesquisadoras do Núcleo Thais Fernanda Leite Madeira e Érica Kawakami.

O curso aborda as seguintes temáticas: concepções de diversidade e diversidade étnicorracial no Brasil; a luta dos negros no Brasil; e a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

Este último tema resgata a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica, política e cultural pertinentes à História do Brasil, bem como sua contribuição para o desenvolvimento do País.

O curso é certificado pela Escola Municipal de Governo e tem carga horária de 30 horas.

São Carlos é um dos municípios signatários do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) aos ditames dos artigos 205 e 206 da II Constituição Federal, bem como da Lei 10.639/2003, que introduziu a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira no País.

O TAC foi proposto junto ao Ministério Público Federal, obrigando os municípios a cumprirem a legislação. Além do minicurso a ser realizado em São Carlos, a UFSCar, por meio do NEAB, foi convidada a ministrar os cursos de formação dos professores dos municípios signatários ao TAC. O convite também deve-se à necessidade dos professores aderirem aos cursos de formação, que têm início a partir de julho de 2011.

As atividades da Semana são realizadas no período de trabalho dos servidores, com cursos que abrangem diferentes áreas do conhecimento. O objetivo é consolidar um Programa de Formação Continuada e Valorização dos Profissionais da Educação em São Carlos.

Outras informações sobre o evento estão disponíveis em www.saocarlos.sp.gov.br. Informações sobre as atividades do NEAB podem ser visualizadas na Internet, em www.neab.ufscar.br.


Adicionar comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal SCDN. Se achar algo que viole as regras de uso, denuncie.


Código de segurança
Atualizar codigo