NESTA SEGUNDA-FEIRA (21/09) OS RADARES ESTARÃO OPERANDO NOS SEGUINTES LOCAIS: 

RADAR 1 - RUA RAY WESLEY HERRICK (BAIRRO/CENTRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 50 KM/H; 

RADAR 2 - RUA DR. MARINO DA COSTA TERRA  (BAIRRO/CENTRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 50 KM/H; 

RADAR 3 - RUA LOURENÇO INNOCENTINI (CENTRO/BAIRRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 50 KM/H.

A notícia que circulou nas redes sociais em relação aos funcionários da UPA da Santa Felícia que tiveram contato com uma senhora que faleceu em decorrência da COVID-19, trouxe a tona outra preocupação que está ligado diretamente aos servidores municipais. 

Outras unidades 

A coluna apurou que existem dificuldades em praticamente todas as unidades de saúde, como problemas de segurança no trabalho, falta de materiais básicos como gazes, álcool,mascaras etc. 

ACS 

Outra questão é em relação às Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), elas estão realizando visitas domiciliar no meio da pandemia e isso é um absurdo já que em outros lugares estão usando o telefone para monitorar e as visitas são apenas em situações extremas. 

Exames 

As unidades de Saúde também não têm estrutura pra coleta de exames de Covid 19, salas apertadas sem ventilação o pessoal da limpeza sem paramentação para limpeza e a enfermagem para coleta. 

Considerando 

Enfim essa é uma preocupação constante dos servidores municipais da saúde que precisa ser considerada urgentemente, ainda mais agora com os casos subindo a cada dia na cidade. 

Resultados 

E os resultados dos exames realizados nos servidores da UPA Santa Felícia que tiveram contato com a paciente positivo para COVID-19 que faleceu esta semana, saiu no final da tarde desta quinta-feira. Segundo informações obtidas pela coluna, todos deram negativo. 

Promessas 

Na audiência pública realizada na quarta-feira (17) o presidente do SAAE, Benedito Carlos Marchesin, disse que pretende resolver o problema de água em São Carlos até o final deste ano. 

Promessas II 

Lógico que foi uma promessa que todos sabem que não será cumprida. Marchesin deveria ter ficado somente na parte técnica dos problemas e não fazer uma promessa absurda desta. 

Soluções 

Na parte técnica, ele falou de algumas regiões. Na Vila Nery, a ideia dele é remodelar a setorização da distribuição de água e, com isso, ampliar a área que é abastecida por meio de um reservatório elevado.  

Poço do Rui Barbosa 

Marchesin disse ainda que um novo poço foi perfurado na região do campus Rui Barbosa, o que deve ajudar a resolver de vez o problema na região da Vila Nery. "Então esse poço é de suma importância. Ele já está perfurado e estamos concluindo a subestação elétrica. Em 30 dias a gente vai começar a operacionalizar esse poço",explicou.  

Santa Felícia  

Outro bairro citado foi o Santa Felícia. De acordo com Marchesin a constante quebra de uma adutora vem causando problemas na região. "Quando ela quebra, é uma sobrecarga de pressão. Então a gente vai manter duas bombas bombeando o Faber II e socorrer a demanda que falta de água através do poço que nós temos no Jardim do Bosque, que fica logo atrás do Parque Fehr. O sistema já está parcialmente interligado, falta algumas coisas. Vamos interligar com o Parque Fehr, de lá chega no Ipanema, do Ipanema chega no São Carlos III e do São Carlos III para o Santa Felícia" explicou.  

Cidade Aracy  

Já no Cidade Aracy, o presidente do SAAE disse que o problema nesta região só seria resolvido com a perfuração de um outro poço.   

Desperdício de água 

Questionado pelo vereador Edson Ferreira (Republicanos) sobre a porcentagem de água tratada que é perdida por conta de vazamentos e outros problemas na rede de água do município, o presidente do Saae relevou um número preocupante: "Nós trabalhamos lá no Saae com a perda de 40%. Não vou querer iludir ninguém. De 40 a 45% de água tratada".  Marchesin justificou a perda de água potável dizendo que a rede é antiga. 

Creche Noturna 

Na sessão da última terça-feira o vereador Azuaite Martins de França solicitou que a presidência da Câmara determine ao Departamento Jurídico da Casa que converta em indicação ao Executivo o conteúdo do projeto de lei de sua autoria propondo instituir o Programa Espaço Infantil Noturno – Atendimento Primeira Infância no município, “sem abdicar da discussão e debate com a população, com os mais carentes e a classe política de São Carlos”. 

Creche Noturna 

Azuaite argumentou que a proposta visa dar suporte aos responsáveis por crianças na primeira infância e que necessitem de apoio no horário noturno por compromissos profissionais ou acadêmicos e de acordo com a demanda. O espaço infantil se  destinaria a atender no horário das 17h às 23h,  crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses incompletos, com atividades lúdicas e cuidados adequados a cada período do desenvolvimento infantil e às necessidades das crianças com deficiência. 

Mas 

O projeto de lei foi arquivado na sessão desta terça. O vereador Roselei Françoso disse que durante o encaminhamento de votação deste projeto, se posicionou contrario à aprovação com base no parecer da Procuradoria Jurídica da Câmara. 

Parecer 

Neste parecer, os advogados concluíram que a proposta deveria ser de iniciativa da Prefeitura, responsável por organizar o funcionamento de um serviço desta natureza. 

Demanda dos pais 

Roselei usando da rede social disse que especialistas ouvidos pela Comissão para emitir o parecer, enfatizaram que as creches noturnas atenderiam as demandas dos pais e responsáveis, não das crianças. “Como legisladores, não podemos deixar de considerar esta questão”. 

Fórum Paulista  

Roselei continua: “Meu posicionamento também se baseou em opiniões contrárias à creche noturna emitidas pelo Fórum Paulista de Educação Infantil e Fórum Regional de Educação Infantil e pelas ponderações que o Conselho Municipal de Educação fez diretamente a mim sobre a importância de ampliar o debate sobre o tema antes que qualquer decisão seja tomada.”

Bom final de semana

 

Viver não é esperar a tempestade passar. É aprender a dançar na chuva. Fale conosco: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 



Comentário(s) 

0
cesar | 19 Junho 2020
Ano politico é assim prometem " salgar a represa do 29" e transformar em praia, aliás o secret.. Tundidissi nunca falou sobre o"29" só fala do Broa , deveria ter carguinho em Itirapina; o Boné só se cercou de "Bois desmamados" e olha a cidade um caos, fica com discurso de covid 19, fechou 2 UPAs e apenas justificou dizendo se quisessem atendimento fossem ao "Sírio Libanês."
0
Pagador de impostos | 19 Junho 2020
Tenho mais de 60 anos e ouço de todos os diretores do saae dos últimos 50 anos dizer que a rede é antiga. Mas que me lembro só o Newton Lima trocou toda a rede as Av Carlos Botelho. 40% a 45% de desperdício de água é uma vergonha.
Obs. a água perdida na sargenta é paga pelo contribuinte.