NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (03/06) OS RADARES MÓVEIS ESTARÃO OPERANDO NOS SEGUINTES LOCAIS:

RADAR 1 – RUA MIGUEL PETRONI (BAIRRO/RODOVIA) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H;

RADAR 2 – AVENIDA JOÃO DE GUZZI X RUA MARCOS VINICIUS DE M.MORAES - VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H;

RADAR 3 - AVENIDA BRUNO RUGGIERO FILHO (SHOPPING/BAIRRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H.

Na coluna de hoje não iremos fazer comentários sobre as incoerências que ocorrem nas esferas do Estado ou da União. Iremos ficar apenas no âmbito municipal. Existem algumas medidas que são tomadas aqui em São Carlos, que simplesmente fica difícil da população em geral entender.

Vamos lá 

Primeiro vamos falar das máscaras. O Governador decretou que desde quinta-feira (07) é obrigatório o uso das máscaras de proteção por toda a população em todo o território paulista, com ameaças até de multas. 

Já aqui 

Bom, aqui em São Carlos, a Prefeitura que vinha seguindo praticamente todos os passos do governo do Estado, resolveu emitir um decreto estabelecendo o uso obrigatório nos estabelecimentos que executem atividades comerciais, corporativas e congêneres e para a população em geral, o decreto municipal apenas “recomendou” o uso. 

Fiscalização 

A fiscalização só começa na segunda-feira (12), onde nenhum fiscal do estado vai fazer fiscalização em São Carlos, somente o pessoal da Prefeitura. 

E agora quem respeitar? 

Bom aí fica a dúvida na cabeça da população que infelizmente não é tão “chegada” em acompanhar os atos políticos de suas autoridades. Devo ou não devo sair de máscara? Serei ou não serei multado? Posso ou não posso, devo ou não devo e por aí vai... 

É claro 

Lógico, se tivéssemos bom senso, não seriam necessários tantos decretos, para determinar o que devemos ou não fazer. Lógico que o uso das máscaras é uma proteção para quem usa e as pessoas que estão a sua volta. 

Mas a pergunta que fica 

Tinha necessidade de a Prefeitura fazer um decreto do Governo do Estado? Mudar nesta altura do campeonato seu modo de pensar em relação ao alinhamento com que vem sendo feito pelo Estado? 

É muita informação 

A população já está doente por causa do confinamento, do medo da doença, do desemprego, do futuro. Agora vem mais essa sobre o uso das máscaras. Repetimos, somos favoráveis ao uso, mas por qual motivo provocar ainda mais dúvidas na população? 

E o comércio? 

Mas não é só no caso das máscaras que existem essas incoerências. Essa semana houve outro exemplo. Na terça-feira o Ministério Público de São Carlos manifestou-se contrário ao pedido de representantes de setores do comércio da cidade que pediam uma flexibilização das atividades antes do Dia das Mães, pelo sistema drive-thru, ou seja, com entrega dos produtos em circuito organizado na via pública ou em estacionamento próprio.        

 Judiação 

Foi um balde de água fria nos comerciantes da região comercial de São Carlos que estão sendo massacrados desde o início de 2020. Primeiro as enchentes e agora a pandemia. 

Mas o Shopping pode? 

Pois bem, aí ontem foi divulgada a notícia de que o Shopping Center Iguatemi conseguiu uma liminar da Justiça o que lhe garantiu o funcionamento pelo sistema de drive-thru. O objetivo, segundo a administradora do shopping, é ajudar lojistas e clientes a venderem e comprarem presentes para o Dia das Mães. 

Mas o Shopping pode? II 

Sabemos que a realidade do Shopping é diferente da região comercial, digamos que a situação deles é um pouco mais controlada que o comércio de rua. Mas aí começam as perguntas: Por qual motivo o Shopping pode e o comércio de rua não? Por que o Iguatemi conseguiu a liminar e a ACISC e o Sindicato do Comércio Varejista que representa os lojistas, não conseguiram? 

E a vida segue 

E assim seguimos com tantas incoerências nas atitudes, medidas e decisões e a população, fica no meio dessa história sem entender ao certo os motivos disso ou daquilo. Vai entender. 

Geladeira 

O secretário de Saúde, Marcos Palermo, sumiu do mapa depois de vazar uma conversa entre ele o presidente do SINDSPAM, Adail Alves de Toledo, dizendo que a categoria iria parar pela falta de pagamentos de horas extras e adicionais. 

Geladeira II 

Será que ele percebeu a mancada que deu ou deram um “cala boca” no rapaz? 

Cansei...

Cansado de esperar o prefeito Airton Garcia determinou continuidade das obras contra enchentes em São Carlos. Airton viu que o dinheiro do estado e da união para essas obras, só ficaram no campo das promessas. 

Cansei II...

Quanto será que custou o oba-oba que fizeram para a ministra Damares quando ela veio aqui em São Carlos e prometeu, prometeu e só prometeu? 

PTB Mulher 

Essa semana o Portal São Carlos Dia e Noite, publicou uma entrevista com a presidente do PTB Mulher, Cidinha Rabello. Ela acabou anunciando algumas das lideranças femininas do partido que irão disputar as eleições municipais deste ano. 

PTB Mulher 

Entre elas estão: Daia Rossi, Dani Favoretto, Dre Castro, Dra. Denise Szakal, Marlene Ferreira, Claudete do Embaré, Dorcas Milare, Dulce Gonçalves, Missionária Rutinha, Maria Franco, Nadia Kabbach, Julia Iriyama, Izildinha Montanheiro, Zaza Marcomini, Joice Lotérica entre outras. 

Delegada vice 

Outra coisa interessante que ela citou na entrevista é que a delegada da mulher de São Carlos, Dra. Denise Szakal, está sendo sondada por outros pré-candidatos a prefeito, para ser vice na chapa. 

A Saga 

Leandro Guerreiro está mostrando toda sua trajetória política, desde quando era o Leandro Word-Dance. A plataforma utilizada é a sua “casa” o Facebook. Bacana ver a trajetória desse menino que vai “longe”, gostem ou não. 

Reconhecemos 

Apesar de algumas incoerências (que até citamos no começo da coluna), precisamos enaltecer aqui o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura. Enquanto os números da doença no âmbito nacional não param de subir, em São Carlos a transmissão da doença apresenta dados controlados. 

Reconhecemos II 

O Boletim divulgado nesta quinta-feira apontava que a cidade tinha 36 casos confirmados, sendo três mortes e outras duas em investigação. A ocupação de leitos para tratamento da doença também está em patamar confortável com 7 pessoas, sendo 5 adultos na enfermaria e 2 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Bons frutos 

Os dados favoráveis são fruto das medidas tomadas logo no início da pandemia, em meados de março, quando a Prefeitura se antecipou ao Governo do Estado e decretou o isolamento social na cidade, incluindo o fechamento de atividades não-essenciais do comércio, após reunião com entidades da Saúde no município. 

Até semana que vem 

Catarata é a terceira maior causa de cegueira mundial. Perdendo apenas para a religião e política, que permanecem em primeiro. (Andrew Amaurick). Fale conosco: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



Adicionar comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal SCDN. Se achar algo que viole as regras de uso, denuncie.


Código de segurança
Atualizar codigo