NESTA QUARTA-FEIRA (05/08) OS RADARES ESTARÃO OPERANDO NOS SEGUINTES LOCAIS:

RADAR 1 - RUA MIGUEL PETRONI (RODOVIA/CENTRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H;

RADAR 2 - RUA MIGUEL PETRONI (CENTRO/RODOVIA) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H;

RADAR 3 - RUA RAY WESLEY HERRICK (BAIRRO/CENTRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 50 KM/H.

Estamos assustados, pavorosos, preocupados e na expectativa em relação à pandemia do COVID-19. Os governantes de todo o mundo, estão se mobilizando e estruturando seus equipamentos de saúde. Aqui em São Carlos, várias ações estão sendo tomadas. Mas algumas coisas são incríveis. 

Limpeza 

Foi necessário o COVID-19 para que a Prefeitura Municipal iniciasse uma limpeza em torno do prédio da UPA da Santa Felícia. Desde que foi inaugurada, as coisas por lá nunca foram boas. 

Limpeza II 

Mas agora por causa do temido vírus, o Comitê de Crise da Prefeitura, “conseguiu” enxergar que aquela unidade apresenta problemas de limpeza externa e de iluminação em seu entorno, além de necessitar de reparos nas calçadas, estacionamento e forro. 

Limpeza III 

O comitê que tem a frente (na prática) o primeiro ministro e secretário de Esportes, Edson Ferraz, solicitou a Secretaria de Serviços Públicos e a PROHAB, prioridades para que os devidos reparos sejam sanados. A limpeza já começou. E hoje mesmo a Secretaria de serviços públicos já iniciou a limpeza. 

Utilização 

Cabe ressaltar que a Unidade de Pronto Atendimento da Santa Felícia será responsável por receber os pacientes com síndrome aguda respiratória ( SARS) dentre eles os portadores de COVID-19.​

Impróprio? 

Na tarde da quinta-feira o jornalista Ivan Lucas da Radio Sanca, fez uma live no futuro Hospital de Campanha que está sendo montado no ginásio Milton Olaio Filho. Olha não sei não se foi uma boa ideia montar esse hospital no ginásio. 

Impróprio II 

Pra não falar que somos chatos, vamos apontar por enquanto, dois problemas. O barulho que vai para dentro do ginásio, oriundo do trânsito na avenida Getúlio Vargas, chega a ser infernal. 

Impróprio III 

E o segundo é em relação à estrutura. Como todos sabem, os vãos de ginásios esportivos costumam canalizar ventos. A estrutura foi montada apenas com divisórias laterais, o “teto” é o concreto das arquibancadas. Vai ser um frio só... 

E o HU? 

Muita gente nas redes sociais questiona a Prefeitura do porque não montar o Hospital de Campanha em algum setor do Hospital Universitário. 

Não tem condições 

A superintendente do hospital, Dra. Ângela Leal, deixou bem claro em entrevista a rádio POP que o HU não tem condições de ser palco de hospital de campanha. Ela disse que a Prefeitura até procurou o hospital no começo da Pandemia. 

Não tem condições II 

Mas o prédio não tem como abrigar um Hospital de Campanha. Primeiro pelo fato das áreas que foram reconstruídas já estarem sendo utilizadas. Segundo, as áreas ainda vazias (sem terminar as obras), não têm condições nenhuma de abrigar nada. “Não tem nada, paredes sem revestimento, não tem a mínima condição sanitária”, disse a diretora. A UFSCar ofereceu outro espaço, o Centro de Convenções da UFSCar, mas a Prefeitura  optou pelo ginásio. Portanto, está explicada esta questão. 

Estrutura 

Cabe ressaltar ainda que o HU nesse momento está oferecendo 44 leitos para pacientes com suspeita de COVID-19. Esta oferta é uma das maiores da região. Então para aqueles (até alguns vereadores) que criticam tanto o HU, está aí uma informação relevante. 

Estrutura II 

Já a Santa Casa de São Carlos montou uma ala no hospital para atender pacientes com suspeita de COVID-19. São 32 quartos no total. Desses, 24 são leitos de enfermaria, para os casos menos graves, mas que necessitam de internação e 8 são leitos individualizados de UTI, com antessalas para que o paciente fique isolado dos demais. 

Estrutura III 

Já o Hospital de Campanha que está sendo montado no ginásio Milton Olaio, se necessário, estará disponibilizando 120 leitos de baixa complexidade para tratar de pacientes infectados pela Covid-19. Segundo o secretário Palermo serão 12 equipes médicas, cada equipe médica irá cuidar de 10 leitos. Além disso, serão montadas duas salas de estabilização. 

Estrutura IV 

Ainda existe a estrutura montada pelas operadoras dos planos de saúde de São Carlos. A Unimed é uma das operadoras que já tem uma estrutura montada e vem atendendo pacientes cooperados. 

Situação atual 

A taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados para Covid-19 no município de São Carlos chega a 44,4% na quinta-feira (16). O levantamento foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde. No município, dos 18 leitos destinados especificamente para pacientes com a nova doença, em hospitais, 8 estão ocupados. Quanto às vagas de enfermaria destinadas para pacientes com a Covid-19, 12 dos 66 leitos estão ocupados. Na ala de enfermaria, a taxa de ocupação é de 18,2%, na cidade. 

Cinquentinha 

O prefeito Airton Garcia, assinou decreto autorizando o pagamento de um vale alimentação no valor de R$ 50,00 para alunos da rede municipal de ensino. Serão atendidos 15,5 mil alunos, o investimento será de R$ 770 mil reais/mês com recursos da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Não é muito, mas é sem dúvida uma ajuda importante e oportuna. 

Santa Eudóxia 

O Ministério Público, por meio do Promotor de Justiça Dr. Flávio Okamoto representou ao Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do estado de São Paulo, com pedido de Inconstitucionalidade da Lei Municipal que dispõe sobre a expansão do perímetro urbano do distrito de Santa Eudóxia. 

Santa Eudóxia II 

De acordo com a representação do Ministério Público, o Plano Diretor Estratégico de São Carlos, aprovado pela Lei Municipal 18053/2016 estabeleceu que o distrito de Santa Eudóxia esta localizado na Zona 9A, que corresponde ás áreas rurais do município com vocação para o desenvolvimento de atividades agrícolas e não é permitida a sua expansão urbana.

Santa Eudóxia III 

O Promotor destacou ainda que o referido distrito é considerado Área de Especial Proteção Paisagística e portanto ao aprovar a Lei Municipal 18927/2018 o município incorreu em afronta a dispositivos constitucionais e leis complementares e por isso o pedido de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADIN, a fim de tornar sem efeitos o mencionado dispositivo municipal. 

Deixa quietinho 

Gente o distrito de Santa Eudóxia tem uma população de aproximadamente 3 mil pessoas e 686 moradias. Vira e mexe chega notícias de problemas diversos enfrentados pelos moradores. A gente não dá nem conta de cuidar direito de São Carlos e vai querer ampliar um local que está distante a cerca de 35 km do perímetro urbano da cidade? 

Deixa quietinho II 

Ao invés disso, poderia melhorar a pouca infra-estrutura existente no distrito não acham? Ou existe outro interesse por trás disso? 

Deixa quietinho III 

Poderiam começar pela estrada vicinal Abel Terrugi que está cheio de mato no acostamento e com placas de trânsito deterioradas. 

Parabéns 

Queremos parabenizar aqui publicamente a atuação da Força Tarefa, composta pelos fiscais municipais, PROCON, Guarda Municipal, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Defesa Civil, liderados pelo secretário Samir Gardini. O pessoal vem fazendo cumprir o decreto que regulamenta o comércio de São Carlos. 

Parabéns II 

Acompanhando a imprensa de Piracicaba nesta quinta-feira (16), ficamos sabendo que o decreto lá está um esculacho. E olha que a estrutura de lá é bem maior que a nossa. Os jornalistas daquela cidade relataram casos de bares e lanchonetes abertos, aglomerações de pessoas em praças públicas, etc... 

Como está lá? 

A Prefeitura de Piracicaba registrou na tarde de ontem (16), o segundo óbito em razão do novo coronavírus (Covid-19) em Piracicaba. A vítima foi um senhor de 80 anos, cardiopata, que mudou-se de São Paulo para Piracicaba há pouco mais de um mês. Ele estava internado no Hospital Regional. Além das duas mortes, Piracicaba tem mais 30 casos confirmados, 160 suspeitos e 150 casos descartados. 

E aqui perto 

Araraquara registrou nesta quinta-feira (16), 107 casos notificados como suspeitos. Desses, 39 foram confirmados, 54 descartados e 14 aguardam resultado de exame. Dos 107 casos notificados, 70 pessoas foram internadas. Dessas, 43 já receberam alta e 19 permanecem internadas. Foram confirmados 2 óbitos por Coronavírus e um ainda aguarda resultado de exame. Em relação aos 2 novos casos confirmados nesta quinta-feira, eles se referem a 2 profissionais da saúde que se recuperam em casa, monitorados e respondendo bem ao tratamento. 

Comida 

O nosso amigo e radialista Jairo Silva no seu blog (www.blogdojairo.com.br), lançou um questionamento pertinente nesta sexta-feira. Ele diz que a “prefeitura ainda não sabe o que fazer com os alimentos que não foram servidos aos alunos da rede municipal de ensino. Eles estão em casa por causa do coronavirus. Com isso, sobrou comida nos armazéns da prefeitura. Estoque significativo que poderia estar alimentando os mais pobres. 

Comida II 

Jairo cita que na região, a distribuição já começou. “Lamentavelmente em São Carlos é tudo pelas avessas”. 

Bom final de semana 

Não procure defeito nos outros, corra atrás de um espelho e assim ande com ele no bolso quando vier este desejo, já o tem por perto. Fale conosco: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 



Comentário(s) 

leitor assíduo | 20 Abril 2020
Jairo tem razão. Alimentos perecíveis e com data de validade não podem tornar-se inadequados para o consumo por inércia ou irresponsabilidade do poder público. Devem ser distribuídos às famílias dos alunos, asilos, creches ou às entidade que prestam assistência ao pobres e socialmente marginalizados, em São Carlos, antes que desapareçam dos estoques por obra de gatunos e ladrões que sempre aproveitam a omissão dos (ir)responsáveis para fazer a feira sem a devida contraprestação monetária. Por que o Ministério Público não propõe obrigação de fazer a distribuição desses alimentos aos necessitados face à Prefeitura Municipal?
Cesar | 17 Abril 2020
Resumindo o HU não passa de pronto socorro com alguns leitos, mas que consumiu verbas de hospital de primeiro mundo. Parabéns a força tarefa, quando acabar o surto, vamos criar vergonha na cara e combater o tráfico que está em todas esquinas, passam e fingem que não vê. Santa Eudóxia será que tem alguém querendo ganhar $$$ com loteamentos ou valorizar suas terras, parabéns MP.