O Diário Oficial do Município desta sexta-feira (27/03) publica a Portaria Nº 09/2020, assinada pelo secretário municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Clóvis Pinto Ferraz (Coca Ferraz), autoridade de trânsito do município de São Carlos, suspendendo no período de 27 de março a 30 de abril de 2020 a fiscalização por meio dos três radares móveis.

Confesso que hoje estou escrevendo esta coluna com um certo nó na garganta. Preocupado com os próximos dias, eu e todo o mundo é claro. Mas iremos na coluna de hoje, dar nossos pitacos nas ações que a Prefeitura Municipal vem tomando para enfrentar o temido COVID-19.

Os casos (por equanto)

Até o momento a cidade tem um caso confirmado da doença e 30 casos suspeitos em isolamento domiciliar, três internados e quatro descartados. Sabemos que estes números irão aumentar e muito ainda, pois estamos no começo da “guerra”.

Proteção

A Prefeitura por sua vez vem fazendo o que pode para proteger seus cidadãos. Um decreto do prefeito Airton Garcia, praticamente vai fazer parar toda máquina pública. O decreto suspende no âmbito da Administração Direta e Indireta, no período de 20 de março a 30 de abril de 2020, todas as atividades exceto aquelas consideradas prioritárias para o atendimento ao munícipe referente ao enfrentamento da pandemia.

Decreto

O Decreto considera prioritário neste momento as atividades desenvolvidas nos seguintes órgãos: Secretarias Municipais de Saúde, Segurança Pública e Defesa Social, Fiscalização de Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Assistência Social da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e Conselhos Tutelares.

Saúde

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), Centro Municipal de Especialidades (CEME), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) atendem normalmente.

Outras repartições

Por conta do Decreto, todo o atendimento ao público no SIM (Serviços Integrados do Município), Casa do Trabalhador, Cadastro Único, bem como nas unidades de atendimento ao usuário do SAAE permanecerão fechadas. No caso do SIM muitos serviços podem ser feitos online pelo site da Prefeitura de São Carlos (www.saocarlos.sp.gov.br).

Educação

A Prefeitura de São Carlos reafirma no decreto a suspensão das aulas da rede municipal a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de março, por período indeterminado, até nova orientação. A Prefeitura ainda publicou outro decreto de situação de emergência na saúde pública.

Proteção

Agora precisamos dar um puxão de orelhas na Prefeitura. Não adianta medidas para proteger a população e deixar seus servidores desprotegidos. O pessoal do SINDSPAM, vem recebendo inúmeras reclamações de servidores, principalmente da saúde, pela falta de equipamentos de proteção.   

Outros setores

O comércio e parte da indústria também vai parar a partir desta segunda-feira (23). Como se vê todo mundo está fazendo alguma coisa para ajudar a frear esse vírus. Repito, a guerra só está começando.  

Sem bobagens

Agora o que não podemos é divulgar boatos, suspeitas, o famoso ouvi dizer entre outras coisas, pelas redes sociais, órgãos de imprensa, whatsapp, etc.... Vários colegas (até de profissão), não sabem esperar a confirmação de um caso ou seu descarte, já ficam enchendo as paciências com supostas “teorias da conspiração”.

Não existe motivo para esconder

Vamos deixar bem claro aqui. O subcomitê de Comunicação da Prefeitura Municipal, não tem interesse nenhum em esconder os fatos. Não existe nenhum interesse em esconder casos positivos. A precaução das autoridades se resume em aguardar o resultado oficial, para depois sim divulgar.

Deslize

Não podemos fazer igual um vereador da cidade que talvez na inocência, em uma transmissão ao vivo para um colega de profissão, falou o nome e o local de trabalho do primeiro são-carlense que teve resultado positivo para o COVID-19.

Neuras

Se quem está imune ao vírus, já está neurótico com tanta informação, imagine esse rapaz que agora está preso em sua casa por conta da doença?

VOCÊ

E você? Sim você que está lendo a coluna agora. O que está fazendo para ajudar a frear essa pandemia?

E eles

Infelizmente o que estamos vendo até aqui é um desespero de todos em correr para estabelecimentos comerciais, comprar o máximo possível de álcool gel e máscaras. Não interessa o preço, o importante é ter (isso quando encontra).

E eles II

E nos supermercados então, desde terça-feira que todos os dias, parece véspera de natal e ano novo. Tudo lotado e todo mundo comprando em excesso. Até parece que o mundo vai acabar. O mundo está em crise? Sim, está, mas não é necessário essa corrida desenfreada pelo consumismo.

Férias?

E ainda tem aqueles que estão encarando as medidas do Poder Público e Iniciativa Privada como férias. E não é só aqui no Brasil.

Férias mundial?

Pelo mundo, as medidas de confinamento parecem surtir efeito tarde demais, pois algumas pessoas veem a dispensa do trabalho como férias e se põe a passear. Vamos lidar de forma consciente com crise, seguindo as recomendações da OMS e das secretarias de saúde.

Lição antiga

Sempre ouvimos dizer: “Quem não aprende por amor, aprende pela dor”. O mundo está tendo desde o final da segunda guerra mundial, inúmeras oportunidades de viver com mais amor. Mas por conta do Orgulho, Ego, Poder Econômico, Globalização, Extremismo, etc..., não abraçamos algumas destas oportunidades. Então quem sabe agora pela dor.

Intercept

O editor executivo do site Intercept Brasil, Leandro Demori, escreveu um artigo na última quarta-feira, dizendo que o Brasil precisa parar. “Você precisa deixar de ir às ruas, seus filhos precisam sair da escola, nós todos precisamos ficar em casa. Eu gostaria de ter notícias melhores, mas não: se continuarmos levando nossa vida normalmente, o Brasil terá milhares de mortos pelo novo coronavírus em um ritmo que você não conseguirá acompanhar o noticiário. Será um massacre”.

Intercept II

Ele continua... “As experiências de quarentena em países que foram contaminados pelo covid-19 antes do Brasil nos mostram que só o isolamento da população pode evitar o colapso do nosso sistema de saúde. Quantos leitos de hospital existem em sua cidade? Quantas UTIs? Tenha certeza disso: elas não serão suficientes. Nós todos temos a responsabilidade de evitar um caos de consequências imprevisíveis”.

Vamos vencer!

Que a dor, o medo, o pânico e o desespero que estamos sentindo agora, possa nos ensinar algo. A pandemia vai passar, o mundo não vai acabar e a espécie humana continuará. Mas de que forma? Só depende de você!  

Bom final de semana

“O coronavírus é imprevisível, mas pode ser vencido de casa. A frase “fazer a revolução do sofá” nunca fez tanto sentido. Então faça.” Leandro Demori, editor executivo do site Intercept Brasil. Fale conosco: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  



Comentário(s) 

cesar | 22 Março 2020
O que fez o Boné, um decreto foi descansar e quem ficou azar, como diz a coluna faltam o essencial, como ele disse quando fechou as UPAs, quem quer se tratar faça como eu vá no Sírio Libanês, agora para comprar o prédio velho (lápis) consegue verba. Vergonhoso