O Diário Oficial do Município desta sexta-feira (27/03) publica a Portaria Nº 09/2020, assinada pelo secretário municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Clóvis Pinto Ferraz (Coca Ferraz), autoridade de trânsito do município de São Carlos, suspendendo no período de 27 de março a 30 de abril de 2020 a fiscalização por meio dos três radares móveis.

Desde o começo do ano a pauta de discussões na cidade é as enchentes. E olha que este começo de ano está sendo complicado. Chuvas, chuvas e mais chuvas, consequentemente, estragos e mais estragos. Não vou aqui apontar problemas antigos que todos estão carecas de saber, (passagem ferroviária), piscinão etc...Mas gostaria de chamar atenção para os novos problemas que estão surgindo e ninguém faz nada.

Desprezo

O nosso meio ambiente, aqui da cidade, nunca foi tão desprezado como nos últimos 10 anos. Pelo menos é essa a impressão que se tem, quando você passa em alguns trechos as margens dos córregos do Gregório, Monjolinho, Mineirinho, Santa Fé entre outros.

Zzzzzzzz

Esta é uma área em São Carlos que está adormecida a pelos menos duas administrações. E não é pegação no pé do atual secretário Tundisi não (Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia), é que ele fez muito pouco.

APPs

Hoje nas áreas urbanas, notamos as Áreas de Preservação Permanente destes córregos, sendo suprimidas, quando não por obras, pela erosão e assoreamento e despejo irregular de resíduos sólidos.

Que dó

A foto acima e a galeria de fotos desta coluna, traz uma realidade triste de um dos afluentes do córrego do Mineirinho (aquele que transborda e alaga a rotatória do Shopping). Ali no cruzamento das ruas Francisco Possa com Emilio Mario Ribas no bairro Santa Felícia, tinha uma placa indicando que ali nascia o córrego Santa Fé.

Plaquinha

Pois bem, tinha uma placa, pois não tem mais. Ela caiu junto com um barranco devido a enorme erosão que vem tomando conta daquele local. E sabe por qual motivo essa erosão não para de crescer?

Cratera famosa

Uma cratera aberta poucos metros acima de onde estava a “plaquinha”, cratera essa aberta já a mais de quatro anos e até hoje, eu digo até hoje nenhum terráqueo apareceu por lá para arrumar.

Levando tudo

A consequência disso é que com essa chuvarada toda, a água misturada com esgoto, atravessa a rua e vai para a nascente do córrego. Lógico que um dia a terra ia ceder e isso aconteceu agora.

Levando tudo II

Veja bem isso é o que a gente consegue ver, vai saber como está mato adentro. Esse é só um exemplo do descaso com o nosso meio ambiente. O próprio Mineirinho lá na rotatória do Shopping, já está assoreado e ninguém faz nada. E o Monjolinho então na região da curva do Joinha, a mesma coisa. Gregório na região do Fórum! E por aí vai.

Só plaquinha?

Cuidar do meio ambiente não é só plantar árvores em ruas e praças, Cuidar do meio ambiente não é só aparecer em fotos. Cuidar do meio ambiente não é colocar “plaquinhas” indicando que ali nasce um córrego e que “nós” cidadãos, devemos cuidar dele. E vocês autoridades, se limitam apenas em colocar as plaquinhas?

Vai cair tudo

Logo, logo, cai tudo, trecho de Marginal, trecho da rua São Paulo, rua Francisco Possa etc..., etc..., etc...

Plano

Bom existe um plano para recuperar as nascentes do Mineirinho já “pronto” que contou com o trabalho de pesquisadores da USP, Unesp e UFSCar. Quem tiver interesse em conhecer pode acessar a página da USP que conta detalhes de como foi realizado este trabalho (clique aqui

Feio hein...

Escuta o SAAE será que o SAAE está esperando verba do Estado ou da União, para arrumar aquela galeria no cruzamento das ruas José Bonifácio com General Osório. Aquilo está uma vergonha. Dinheiro o SAAE tem e de sobra. Passou da hora já.

Encantado

Falando em verbas do Estado e União, as mesmas parecem fábulas né. São contadas aos quatro cantos, idolatradas, comemoradas, mas na prática até agora nada. Será que estão esperando as chuvas cessarem?

Nossa Gente

E o Carnaval em São Carlos foi um sucesso. Alguém tem dúvida? Com uma programação que buscou agradar a todos os gostos e idades, a folia rolou solta nas praças XV, FESC, Praça Brasil, Ronald Golias, Ginásio Milton Olaio e nos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia.

Nossa Gente II

Foi muito bacana a cidade de forma ordeira brincar o carnaval. Tivemos alguns problemas, sim claro que tivemos, sempre tem. Mas foram fatos isolados e a maioria provocado por excesso de álcool ou consumo de drogas.

Acertou

Mas no geral o Departamento de Artes e Cultura do amigo Caromano acertou. Além de acertar ainda valorizou os artistas locais. A segurança foi garantida pela Guarda Municipal e Polícia Militar e o esquema funcionou, pois nenhum incidente grave foi registrado durante os quatro dias de festa.

Os do contra

Lógico que tem aqueles do contra que acham que o dinheiro gasto com o carnaval deveria ser empregado na saúde, educação, blá, blá, blá. Esse pessoal tem que entender que a cidade é feita de pessoas que gostam de festas, de pessoas que precisam de saúde, de pessoas que precisam de educação, de pessoas que precisam de uma cidade mais limpa, de pessoas católicas, evangélicas, protestantes, ateus, espiritas etc...

Então

Portanto uma cidade tem de buscar atender a todas essas pessoas da maneira que deve, pode e que merece. Deu para entender ou quer que desenhe?

Transporte coletivo

Cerca de 10 estudantes compareceram na sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (27), para protestar contra o aumento da tarifa de ônibus, que passará de R$ 3,90 para R$ 4,10 a partir de 1 de março.   

Transporte coletivo II

Curioso não? Onde esse pessoal estava todo esse tempo que não se manifestou contra a palhaçada que está essa licitação do transporte público, que não se manifesta nos atrasos constantes destes coletivos em bairros distantes e outros assuntos relacionados ao transporte.

Transporte coletivo III

Os manifestantes reivindicam tarifa zero. Nossa não mudaram o disco ainda? Bom depois que aumento tiver valendo (dia 1), eles irão realizar um ato na segunda-feira (2), às 17h, no Mercado Municipal. Então tá!

30 dias

O segundo suplente do MDB, Cesinha Maragno, assumiu ontem o mandato de vereador na Câmara Municipal de São Carlos na vaga de Marquinho Amaral, que teve aprovada licença por 30 dias a partir do último dia 19. Cesinha irá fazer muito pouco nesses dias. Será um homologador dos desejos do Paço Municipal e só.

Eu hein, nem pensar....

O primeiro suplente do MDB, Antonio Rubens Valdo Ratti, não quis nem saber de assumir a cadeira. Ratti atualmente exerce a função de assessor parlamentar na Casa e disse que já não tem mais interesse em ser vereador até por questões familiares.

Interessante

O vereador Roselei Françoso (REDE) está propondo um Projeto de Lei que isenta do pagamento de estacionamento rotativo, também conhecido como Área Azul, os veículos dos jurados do Tribunal do Júri de São Carlos. O projeto já foi protocolado antes do carnaval e agora será analisado pelas Comissões antes de seguir para votação no plenário da Câmara Municipal.

Interessante II

A proposta acrescenta a isenção à Lei Municipal 15.792 de 2011, que dispõe sobre o sistema de estacionamento rotativo pago. Veículos de oficiais de justiça, um veículo por órgão de imprensa, veículos de portadores de deficiência com grave dificuldade de locomoção, taxistas e moradores das ruas onde o estacionamento vigora e que não possuam garagem já são isentos.

Bom final de semana

Se você está sempre presente lá no futuro, como vai viver esse futuro quando ele for o seu presente? (Swami Raddhi Jyotirmay). Fale conosco: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



Adicionar comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal SCDN. Se achar algo que viole as regras de uso, denuncie.


Código de segurança
Atualizar codigo