NA QUARTA-FEIRA (21/08) OS RADARES MÓVEIS ESTARÃO OPERANDO NOS SEGUINTES LOCAIS: 

RADAR 1 - Avenida João de Guzzi X Rua Marcos Vinicios de M. Moraes VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H;

RADAR 2 - Avenida Henrique Gregori (BAIRRO/SHOPPING) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H;

RADAR 3 - Avenida Henrique Gregori (SHOPPING/BAIRRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 kM/H. 

Os números da Secretaria de Transporte e Trânsito mostram: de 2005 a 2013, o índice de viagens por transporte coletivo caiu 2 por cento ao ano; nos últimos três anos, a queda foi de 7,4% ao ano, uma queda próxima de 24%. Os números são preocupantes para quem faz a uma análise, mas não anda de ônibus; para o usuário, não há novidade alguma.

Desmonte 

O transporte público de São Carlos passa por um processo de desmonte faz um bom tempo. Não custa lembrar que a Athenas Paulista andava capenga por mais de uma década, mas nos anos finais agonizava, dependia e muito do subsídio de R$ 700 mil reais mensais aproximadamente. 

Realinhamento 

A falta do realinhamento de preços por algum tempo levou a empresa a uma situação financeira complicada. O Ministério Público solicitava renovação da frota, o que não aconteceu. 

Outros meios 

Como fim ficou proibida a renovação do contrato com ônibus de qualidade duvidosa, o usuário optou por outras alternativas de transporte, como  motos. 

Emergencial 

No ano passado, em uma contratação atabalhoada, a Prefeitura trouxe a Suzantur. Tida como a salvação da lavoura na solução dos problemas do transporte público, a empresa ainda tenta acontecer em São Carlos. Mas as críticas continuam, os passageiros seguiram na debandada. 

Conclusão 

Diante desses dois cenários apresentados acima concluímos que o atual modelo do transporte público não atrai usuários e nós não enxergamos uma discussão séria sobre o modelo ideal de transporte. 

Papo no ar 

A atual administração fica muito no blá, blá, bla´ e não ouve o usuário do transporte público. O Conselho de Usuários, por exemplo, está sem se reunir desde julho do ano passado, quando a administração Paulo Altomani promoveu todos os esforços possíveis para tirar a Athenas Paulista da cidade. 

Os Vereadores... 

A Câmara de São Carlos prometeu fazer audiências públicas nos bairros, mas também não mexeu uma palha sequer até o momento. 

Pois Bem 

Mesmo não sendo um usuário do transporte coletivo, traçamos um perfil para você entender que os números não mentem. E se há debandada de passageiros, a empresa que passou, a que aí está e a Prefeitura têm suas parcelas de culpa. Mas tudo pode mudar. Basta criar um modelo, se não o ideal, mas melhor do que é atualmente adotado nesta cidade. 

Credenciamento 

Um dos grandes desafios da atual administração é a contratação de médicos para a atuarem na rede municipal de saúde. A Prefeitura de São Carlos chamou os aprovados no concurso público, abriu processos seletivos, mas mesmo assim, não atraiu médicos suficientes. 

Credenciamento II 

No último processo seletivo, apenas 17 médicos, sendo 14 clínicos gerais, 1 ginecologista, 1 psiquiatra e 1 médico do trabalho se inscreveram. O resultado final será divulgado na próxima sexta-feira (7) e, independentemente do resultado, o número de médicos não será suficiente para atender a rede. 

Credenciamento III 

Airton Garcia diz em todas as suas “repetitivas entrevistas” que a falta de médico é o seu principal desafio. Ele já pediu até para que a Dra. Helena (Adnministração) e ao Caco (Saúde) que estudem de que forma de aumentar o salário dos médicos para atrair mais profissionais para a cidade no próximo concurso público. 

Credenciamento IV 

Um novo concurso público para médicos já está sendo elaborado, previsão só para Outubro. Não dá para esperar até lá e por isso a Prefeitura lançou mão do credenciamento público de médicos. Aberto no último dia 28 de junho, o credenciamento tem como objetivo a contratação de médicos, pessoa jurídica, para prestação de serviços de consultas médicas em geral e de quaisquer especialidades, para atender às demandas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Credenciamento V 

Os médicos credenciados devem ter CNPJ, ser pessoa jurídica de qualquer modalidade, MEI, ME, LTDA, entre outras. A prestação de serviço será no mínimo 2h diárias, podendo chegar às 12h/dia, com pagamento de R$ 100,00 por hora trabalhada. Vamos aguardar, se nem assim as coisas entrarem no eixo, aí já fica evidenciado demais que a “bronca” entre Administração e Classe Médica é outra. 

Festa 

O retorno da tradicional Festa da Laranja com Açúcar será neste fim de semana, dias 7, 8 e 9 de julho, no distrito de Santa Eudóxia. A última edição da festa ocorreu em 2014. A Festa da Laranja com Açúcar, além dos shows musicais, terá também barracas de bebidas, comidas típicas e artesanato que serão montadas na região da rodoviária, onde também serão realizados os shows. 

Festa II 

Quem também promove sua primeira festa junina é a Associação dos Moradores do Jardim Araucária. Será neste final de semana (08 e 09). A festa contará com barracas típicas, barraca de pesca, bingo, quadrilha, brinquedos para criançada e muita animação.  

Festa III 

No sábado (08) a festa começa às 16hs e vai até às 22hs com show ao vivo da dupla Pedro Victor e Mariana. No domingo a festa continua das 11 às 20hs com apresentação de Jayme Fallaci e um evento exclusivo para as crianças que estiverem presentes. 

Festa IV 

A festa será realizada na rua Anilda Lopes de Freitas (antiga rua 4 - atrás do Moradas 1). O evento tem caráter social e todo o dinheiro arrecadado será destinado para melhorias no bairro. 

Frouxo 

O vereador do PSB, Leandro Guerreiro, usou a tribuna da Câmara na tarde de terça-feira (4) e fez pesadas críticas ao ex-prefeito João Octávio Dagnone de Melo (PSD). Sobrou até para o vice-prefeito Giuliano Cardinali. Guerreiro afirmou que Giuliano é um verdadeiro bebê chorão e marionete nas mãos do seu sogro, o ex-prefeito Melo. 

Frouxo II 

“Melo quer voltar ao poder a qualquer custo e usa o bebê chorão Giuliano Cardinali para manipular o Airton”, afirmou Guerreiro. O que desencadeou tal revolta foi a re-nomeação de Douglas Pinheiro na secretaria de Habitação. 

Frouxo III 

Guerreiro voltou a afirmar que o prefeito Airton Garcia continua sendo frouxo ao concordar com os pedidos de Melo. “A volta do Douglas Pinheiro tem a interferência do Melo. O Airton foi frouxo e não reagiu. Vai reagir Airton? Anda dá tempo de mudar as coisas. O povo espera um bom governo do senhor”, afirmou. 

Frouxo IV 

Agora cabe aqui uma pergunta: Quem estaria por trás de toda essa história? Seria apenas o ex-prefeito Melo e o vice Giuliano. Ou a volta de Douglas teria deixado mais alguém dentro daquela Secretaria e interessado no cargo, meio que irritado?  Como diz o companheiro Renato Chimirri: “Perguntar não ofende”.

Metem o pau 

A gente percebe que tem alguns “entendidos da política” metem o pau no secretário de Esportes Edson Ferraz. (Assim como também no Coca Ferraz). Sinceramente (E vamos sofrer críticas por isso), Ferraz vem se virando como pode em sua pasta. 

Metem o pau II 

Campeonatos e torneios acontecem mensalmente, a pasta vem tentando recuperar praças esportivas e por aí vai. 

Metem o pau III 

Mesmo fazendo tudo isso, Ferraz ainda é trabalha nos bastidores da Administração Airton Garcia e o acompanha e representa em outras diversas situações. Oras então qual motivo de tantas críticas? 

Até sexta 

O silêncio é um amigo que nunca trai. (Confúcio). Fale conosco: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 



Comentário(s) 

+2
Henrique | 06 Julho 2017
Continuando .... Ou seja, a cobrança para encontrar uma solução recai sempre sobre as prefeituras, mas elas não têm respaldo de nenhum lado para apresentar um modelo urbano-sustentável. Este problema perdurará até a sociedade abrir mão do carro e aceitar de fato o transporte público como a melhor solução de transporte.
+5
Henrique | 06 Julho 2017
"País rico não é aquele que pobres andam de carro, mas sim aquele que ricos andam de transporte público." A diminuição da demanda pelo uso do transporte público é em grande parte cultural no Brasil. Fora estes dois últimos anos de crise, a grande oferta de crédito para o consumo que iniciou-se em 2004, aliada a uma política de auxílio às montadoras e ao controle dos preços de combustíveis, criou no Brasil a ilusão que todos podem ter seu próprio veículo. Esta situação, que alia a cultura pelo carro mais as política pró-montadoras nas esferas federal e estadual inviabilizam qualquer modelo municipal de transporte público.
+4
cesar | 06 Julho 2017
Resumindo tudo se trocar todos com uma lata cheia de mer...., fica no lucro de ganhar a lata. Boné não fez nada e não vai fazer, os vereadores vão assistir como sempre a desgraça da cidade, e dane-se o povo. Se eles precisarem de médicos usam planos de saúde. Como disse o Boné.
+8
Lamentável | 06 Julho 2017
Nossa finalmente o Leandrinho fez um trabalho bom, "um cartaz". Pois como vereador é medíocre. Basta acessar o site da Transparência da Câmara para ver que seu mandato é ridículo. Aliás, essa coluna convenientemente esquece de dizer que o Presidente da Comissão de Transporte na Câmara é o senhor Leandro Guerreiro. Vá trabalhar vereador, como vereador, pois não pago seu salário para ser jardineiro nem cartazista. Sim, pago seu salário com os impostos recolhidos todo mês. O transporte público está um caos.se preocupa com coisas importantes, seu mandado não serve para demagogia. Por que você não questiona seu patrão sobre a empresa de transporte público?
+11
manoel | 05 Julho 2017
A politica e os politicos sãocalenses são de tão baixo nivel , a mediocridade deles tão grande (vide Lobbe, mello, rubinho, altomani, ayrton, cotrim, azuaite, marquinho etc etc) que um moleque semi analfabeto lingua de aluguel de um conhecido empresário local está abalando a politica da cidade, e pela repercussão das sua palhaçadas junto a população, principalmente comos de mais baixa renda, o moleque já sai como favorito para as próximas eleições de prefeito de nossa cidade, como diria o sábio jornalista Rui Cereda, quem viver verá.
+14
E o pior... | 05 Julho 2017
E ainda esqueceram de mencionar o processo que está correndo na Vara da Fazenda Pública da cidade, onde o Maestro e suzantur (e outros), respondem por improbidade [...]istrativa. O teor desse processo é bastante interessante. Muito interessante mesmo. Esse calhamaço, por si só, já colocaria a suzantur para fora de são carlos, mas vamos aguardar. Esperamos que a Juíza que analisa esse "livro" de mil e poucas páginas, seja favorável a nós usuários do transporte, cidadãos e pessoas simples, que sempre torcemos para os corruptos, serem punidos; independente do cargo que ocuparam um dia. Como disse, vamos aguardar e torcer...
+10
Nexus | 05 Julho 2017
Moro próximo ao Fagá e trabalho no centro... desde que esse lixo de concessionária entrou, abandonei o transporte público... vou de carro, à pé, de charrete do que for mas evito pegar esses lixos pois cansei de chegar atrasado, presenciar grosserias de motorista valentão com mulheres e idosos... ontem, não tive escapatória... deixei o carro no mecânico e peguei um sucatão da linha Antenor Garcia nas proximidades do Tonin... o cobrador precisou de calculadora para tirar $3,50 de $4,00... e prá completar, o vidro do lixão sobre rodas escapou da armação e caiu no meu colo. Parabéns ao Altomani e ao empresário da mídia que é o verdadeiro dono disso ai.
+11
esportista cético | 05 Julho 2017
Édson Ferraz se vira como pode, e como pode ... Enquanto suas contas não forem investigados pelo Ministério Público, inclusive aquelas dos tempos do PT, fica a dúvida no ar quanto ao critério utilizado para destinar dotações às entidades conveniadas. Havia cobrança de jabá?
+12
POLITIQUEIRO | 05 Julho 2017
Não dá para acreditar que o povo aí da caia nessa conversa fiada do vereador Leandro guerreiro. Se diz corajoso, que não tem medo de nada e de ninguém e que briga com qualquer coisa. Queria só que alguém mostrasse aí alguma coisa que esse politiqueiro falou sobre a Suzantur. NÃO TEM CORAGEM. Diz que não tem medo de perder o emprego na radio mas nunca falou um A sobre essa empresa ........ Mostra aí que estou errado Guerreiro. Gosta tanto de Live no face, faz um um nos pontos de ônibus entrevistando os usuários dessa empresa e depois vai cobrar o dono da empresa. Vamos ver se vc e tudo isso aí que fala mesmo. MENTIROSO. Só tem coragem de chutar cachorro morto.
+8
Cidadão | 05 Julho 2017
A Sucatur sofrerá da mesma forma que a Athenas sofreu por conta da falta de subsídio, o próprio prefeito Airton Garcia disse na rádio, que a mesma, não terá capacidade financeira para pagar seus funcionários. E o que vemos diante disso? Um pseudo-jornalista que joga tudo de baixo do tapete e mentiras atrás de mentiras para esconder a verdade sobre a real situação do transporte coletivo da cidade. O jeito é começar a comprar baldes e voltar a molhar a rua, pois tempos difíceis virão...
+8
Aécim Pódemais | 05 Julho 2017
Não é por nada não , mas que contribuição importante deu essa tal Leandro Word Dance ate agora para a cidade? , fez limpezas em praças? para isso não precisaria ser vereador , bastava prestar concurso de braçal na prefeitura , será que ele acha que já fez mais que o ex-prefeito Mello? ou qualquer ex-prefeito? como vocês mesmo dizem perguntar não ofende , ou ofende?