NESTA SEXTA-FEIRA (21/6) OS RADARES ESTARÃO OPERANDO NOS SEGUINTES LOCAIS: 

RADAR 1 - AVENIDA HENRIQUE GREGORI (BAIRRO/SHOPPING) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H; 

RADAR 2 - Rua AVENIDA FRANCISCO PEREIRA LOPES (USP/SHOPPING) - VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H; 

RADAR 3 - AVENIDA BRUNO RUGGIERO FILHO (SHOPPING/BAIRRO) - VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 kM/H.

Há tempos em São Carlos não tínhamos a divulgação de uma pesquisa eleitoral com algumas surpresas, não pela corrida da liderança, mas sim pelos candidatos que correm por fora e também pela rejeição e reprovação de uma Administração. A pesquisa divulgada esta semana pelo IBOPE e encomendada pela EPTV, mostrou que os eleitores estão insatisfeitos e bastante preocupados com o futuro político da cidade.

O resultado

Como todos puderam acompanhar, Airton Garcia, do PSB, lidera a disputa com 38% das intenções de voto. Em um patamar bem abaixo, e tecnicamente empatados, aparecem o atual prefeito Paulo Altomani (PSDB) com 12%, Bragatto (PV) com 11% e o petista Lineu Navarro com 10% das menções. Netto Donato (PMDB) e Dante Peixoto, do PSOL, têm 5% e 3%, respectivamente. Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto são 16% e os que não sabem ou deixam de responder totalizam 5%.

O resultado II

O IBOPE destacou que as intenções de voto declaradas para Airton Garcia são mais expressivas entre os eleitores do sexo masculino, entre os mais jovens (16 a 34 anos), assim como entre os respondentes com escolaridade fundamental e média e os que possuem renda familiar mensal mais baixa (até 2 salários mínimos).

O resultado III

Que o atual prefeito, Paulo Altomani, se destaca especialmente entre os mais velhos, os menos escolarizados e entre aqueles com renda familiar mensal acima de 5 salários-mínimos e que o candidato do PV, Bragatto apresenta intenções de voto maiores entre os respondentes com ensino superior e entre os que possuem maior renda familiar mensal.

Pois bem

Até aqui não temos muitas novidades, porém o que chama atenção não é a corrida pela liderança e sim os dados sobre rejeição e aprovação de governo. O IBOPE perguntou ao eleitor quem entre os candidatos, eles não votariam de jeito nenhum. Altomani aparece com 64% de rejeição e Airton com 27%.

Pois bem II

Para o eleitor ter uma ideia do que isso significa, basta recorrermos as pesquisas realizadas nas eleições de 2008 e 2012 e que foram realizadas também no início das campanhas. Em 2008 Altomani e Airton disputaram a Prefeitura que foi vencida por Oswaldo Barba. Na pesquisa da época Altomani aparecia com apenas 17% de índice de rejeição, Airton tinha 29%. Em 2012 Airton não disputou a eleição, Altomani tinha 15% de rejeição na primeira pesquisa da disputa.

Pois bem III

A rejeição de quem ocupa um cargo público, quase que automaticamente se eleva, mas não tanto assim, como é possível notar atualmente.

A explicação

O IBOPE também perguntou se o eleitor aprovava ou não o atual Governo Municipal. Aí talvez venha a explicação para tanta rejeição. Dos 504 entrevistados, apenas 20% aprova e 73% desaprova. O restante não soube avaliar ou não respondeu.

O maior dos últimos Governos

Em 2008 essa pergunta especificamente não foi feita aos eleitores, porém ela foi formulada de outra maneira. Que nota o eleitor dava ao Governo. Naquele ano, Newton Lima era o prefeito, e 18 % dos eleitores disseram que era ótimo, 49% boa e 24% regular. 4% disseram que era ruim e 3% péssima.

O maior dos últimos Governos II

Em 2012 foi a vez de Barba ser avaliado. A mesma pergunta foi feita. 5% avaliaram como ótima, 36% boa, 36% regular, 10 % ruim e 9% péssima. 53% dos entrevistados aprovavam a Administração Barba e 35% não.

O maior dos últimos Governos III

Agora é a vez de Altomani. A pesquisa apontou que apenas 1% disseram que a sua administração foi ótima, 8% boa, 29% regular, 20% ruim e 39% péssimo.

E os demais

A pesquisa dessa eleição também chama atenção da porcentagem dada aos demais candidatos, Bragato, Lineu, Neto Donato e Dante. Os dois primeiros estão praticamente empatados com Altomani.

Somando

Somando a porcentagem dos quatro candidatos que correm por fora, temos aí 29% dos eleitores. Entre os que declararam voto nulo ou ainda não sabem em quem votar, temos mais 21% de eleitores.

Então

Chegamos à conclusão que essa eleição, como alguns acreditam, não está decidida. Ela está acirrada e surpresas poderão surgir, com o início da propaganda eleitoral gratuita no Rádio e na TV e ganhando as ruas.

Links

Segue abaixo os links das respectivas pesquisas utilizadas pela coluna:

Pesquisa IBOPE/EPTV - 2008

Pesquisa IBOPE/EPTV - 2012

Pesquisa IBOPE/EPTV - 2016

Comentário

Na semana passada recebemos um comentário que dizia o seguinte: “Impressionante como esse site tende a puxar o saco e se vender para os que têm maior chance de entrar. Tenho visto tanta reportagem sobre Airton aqui. Neto Donatto, Bragato e outros tbm estão em campanha, mas aqui nada sai. Estranho né? Bando de vendidos”

Comentário II

Pois bem, cabe esclarecer que todos, eu disse todos os candidatos (ou seus representantes), foram informados que o Portal SCDN, estava a colocando a disposição deles, o espaço para divulgação do dia a dia da campanha, agendas de compromissos, etc...Até agora, apenas a coligação de Airton vem usando com frequência quase que diária. A do Lineu mandou algumas agendas apenas, do Neto também mandou uma ou duas matérias, Dante uma, Altomani (candidato) nenhuma e Bragatto, também nenhuma.

Comentários III

Reforçamos aqui que o espaço está liberado, cabe a coordenação da campanha enviar o material, como sempre ocorreu em outras eleições. Agora se não mandam ou não querem, não podemos fazer nada uai!

Ué ?

Na semana passada o prefeito realizou uma reunião cobrando empenhos dos cargos de confiança na sua campanha de reeleição. Esses cargos, além de colocarem suas fotos com slogans da campanha, terão que em seus tempos livres trabalharem e muito, até balançando bandeiras.

Ué ? II

Não era essa turma que criticava tanto o povo do PT e aliados que faziam a mesma coisa? Esse povo de política é mesmo muito engraçado. Alias não ficam nem vermelhos de vergonha, só de sol mesmo. Mas...pode ficar vermelho ou na hora da vergonha e do tempo quente tem que ficar....azul?

Até sexta

A política brasileira está de tal modo contaminada pela corrupção que o próprio eleitor sente que erra todas as vezes que vota, independente do candidato escolhido.(Bruno Resende Ramos). Fale com a gente: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 



Adicionar comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal SCDN. Se achar algo que viole as regras de uso, denuncie.


Código de segurança
Atualizar codigo