NESTA QUINTA-FEIRA (14/12) RADARES MÓVEIS ESTARÃO NAS SEGUINTES VIAS: 

RADAR 1 – RUA JOSÉ BONIFÁCIO X RUA 1º DE MAIO (CENTRO/BAIRRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 50 KM/H; 

RADAR 2 – RUA JOSÉ BONIFÁCIO X RUA 1º DE MAIO (BAIRRO/CENTRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 50 KM/H;  

RADAR 3 – RUA JOAQUIM RODRIGUES BRAVO (CENTRO/BAIRRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 50 KM/H;

O brasileiro tem fama de fazer muito barulho e produzir quase nada em cima disso. Sorte dos políticos que pintam e bordam, mandam e desmandam, fazem o que suas cabeças (nem sempre normais), bem pensam. Muito bem, o episódio da exoneração de 50 dos 57 diretores de unidades de ensino da cidade, uniu vários pais de alunos de escolas "sérias" e despertou o gostoso sentimento de "que a união faz a força". Mas não só isso, trouxe a idéia de que se temos leis, decretos aprovados e até promessas feitas por esses mesmos políticos, as mesmas devem ser compridas.

Erro?

O prefeito Paulo Altomani mais uma vez errou, ao prometer uma coisa e fazer outra. Prometeu democratizar a escolha de diretores das escolas, prometeu deixar na mão da comunidade escolar (alunos, pais, funcionários e professores) a decisão de indicar ao menos três nomes para que um fosse escolhido, mas infelizmente neste primeiro momento não cumpriu. Altomani pode até ter alguma razão para isso, mas deveria ter ouvido antes os "clientes" dessas unidades escolares, antes de tomar "sua" decisão. Ele não ouviu e por isso mais uma vez irá ter de lidar com problemas (que já não são poucos). Prefeito ao invés de agora mexer com diretores (os bons), porque o senhor não acerta logo a questão dos uniformes, material escolar, merenda escolar entre outros itens? Nesse caso prefeito, ainda a tempo de "mudar para melhorar".

Democracia

Essa história da troca de 50 dos 57 diretores é algo que vai causar muita tensão ao governo Altomani. Independente de partidos políticos, existem escolas que desenvolvem um trabalho sério no ensino das crianças e inserção da sociedade no contexto educacional.

Discussão

Antes de qualquer medida, seria necessário chamar a comunidade para a escolha dos novos diretores – independente de cor partidária existem diretoras que desenvolveram projetos superinteressantes nas escolas.

Porém...

Tem diretoras que precisam ser escorraçadas dos cargos que ocupam, afinal são sinônimos de incompetência. Que tal chamar os pais e a comunidade dos bairros para as escolhas? Como o candidato Altomani prometeu em campanha!

É fato!

Diretora de escola não é massa de manobra política. Diretora de escola precisa planejar os destinos da educação de inúmeros alunos. É função de responsabilidade. Infelizmente, o Partido dos Trabalhadores (PT) confundia direção de escola com ocupação política e botava a faca no pescoço de muitas das professoras, obrigando-as a "balançar" bandeira vermelha em esquina. Isso precisa acabar. Para o bem da educação.

Curiosamente...

Barba e Newton Lima eram professores. Será que eles obrigavam os professores a "balançar" a bandeira? Ou as megeras do 5º andar é que obrigavam as docentes a isso?

Conselho de escola

Continuando nessa questão, foi bonito de ver algumas EMEBs, CEMEIs, convocando extraordinariamente através dos seus conselhos, pais de alunos e funcionários para reuniões para discutir as mudanças e exigir seus direitos, amparados em Decreto Municipal.

Conselho de escola II

Se o movimento popular irá dar resultado não sabemos, mas só o fato da comunidade escolar se mobilizar e se unir em defesa de suas escolas dá um alívio e nos faz acreditar que nem tudo está perdido.

Conselho de escola III

Parabéns ao conselho da EMEB Antônio Stella Moruzzi do Jardim Tangará, que conseguiu lotar o refeitório da escola com pais e funcionários, fora do horário do expediente de aulas, para discutir e elaborar a permanência da atual diretora Flávia que tão bem desenvolve sua função há vários anos.

Conselho de escola IV

Infelizmente não podemos relacionar aqui outras escolas, pelo fato de não termos informações, mas sabemos que muitas se uniram e estão tentando manter seus diretores, como é o caso das unidades dos bairros Santa Maria II e Santa Felícia.

Conselho de escola V

Conselho serve para isso, reivindicar pelos seus direitos e seus ideais, não para falar "amém" e concordar com tudo o que prefeito determina. Isso era bastante comum naqueles conselhos criados pelo PT nos últimos 12 anos. O conselho de segurança, simplesmente era uma piada. Nem vou detalhar aqui, mas quem viveu essa época sabe do que estamos falando.

Gesto Nobre

Foi muito nobre o gesto do secretário de Educação Carlos Alberto Andreucci em receber no final da tarde da quinta-feira, dois representantes do conselho escolar da EMEB Moruzzi que foram até a Secretaria protocolar um ofício com cerca de 200 assinaturas, pedindo a permanência da atual diretora no cargo. As partes conversaram e cada um expôs suas opiniões.

"A" e os seus desdobramentos

O caso da letra "A" estilizada continua dando pano pra manga. Na sexta-feira passada, o advogado Luiz Donizete Luppi solicitou à Divisão dos Serviços Integrados da Prefeitura (SIM) a emissão de certidão contendo várias informações. Pelo visto a coisa vai longe. Bom a gente aqui da coluna avisou que essa história do A iria dar rolo jurídico. Mas ninguém quis escutar agora aguenta.

Fica caladinho

E aí, sr. Lineu? Como fica o projeto "Cidade Limpa" de São Carlos? Por que o senhor não toca mais nesse assunto? O que aconteceu? Por que mudou de opinião? Se mudou...

Escorregada

Um abelhudo comentou com a coluna que em uma reunião com merendeiras, o prefeito de São Carlos prometeu acabar com as terceirizações na prefeitura. Até aí tudo bem. O problema é que muitas merendeiras atuam como terceirizadas. Vixe...

Clube ou sede

Estamos até agora querendo entender o porquê mudar a sede da Defesa Civil da rua Totó Leite para as enormes dependências do salão de festas do antigo Fazenda Hotel? Isso não tem cabimento. O órgão que em várias ocasiões já participou de importantes ações no município não tem estrutura, pessoal e nem motivo para ocupar aquela área.

Clube ou sede II

O local tem piscina, jardim com coqueiros, ampla área verde, dentro do prédio temos restaurante industrial, câmera fria e por aí vai. Disseram que o órgão estará realizando cursos e outros projetos naquele recinto. Oras de novo essa história?  Não podemos jamais esquecer daquela história de uma ONG que retirou equipamentos da Defesa Civil num passado não tão distante e deixou material radioativo na antiga sede do órgão, lá pelos meados do ano de 2005. Se o povo esqueceu, nós não esquecemos.

Vamos deixar bem claro

Não temos nada contra a Defesa Civil e nem as pessoas que lá trabalham, temos até alguns amigos por lá. Só que temos uma mania de não esquecer certas coisas que ocorreram no passado. Aos que criticam, tudo bem, vocês talvez não tenham acompanhado de perto muitas coisas que já ocorreram com este importante órgão nos últimos 15 anos pelo menos.

Dia do Trabalho

Legal a programação que a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda e com o apoio de diversos sindicatos e associações de trabalhadores da cidade, promoverá no dia 1º Maio com atrações e prêmios para a população na praça do Mercadão.

Dia do Trabalho II

A partir do meio dia, a população poderá curtir diversos shows musicais e feira de artesanato, além de saborear doces e salgados nas barracas da Economia Solidária. Haverá também sorteio de prêmios doados pelo comércio e indústria durante toda a festa.

Linguarudo

Paraná disse, na última sessão da Câmara, que o vereador licenciado, e atual secretário de planejamento e gestão, Julio Cesar Pereira de Souza, nomeou mais de cem pessoas e que todas elas farão campanha para o secretário que será candidato a deputado estadual. Paraná adotou o discurso de sua cria, o vereador Dé Alvim.

Caixa de pandora

Paraná disse ainda que tem vários documentos, inclusive assinado por pessoas do governo municipal, de promessas que teriam feito e até agora não cumpridas. Ao falar destes tais documentos, o vereador disse que qualquer um poderia procurá-lo que ele mostraria esses documentos, o que segundo ele, são comprometedores.

Pra completar...

Falou mais, que durante a campanha eleitoral o prefeito ligava todo dia para ele e para seu filho pedindo que o acompanhasse em visitas. Certo dia o filho de Paraná foi ao Paço e nem foi recebido pelo chefe do Executivo.

Engraçado

Quando o PT estava no poder, acusavam este site de ser tucano. Agora que os tucanos estão no poder, nos acusam de ser petistas. Será que nunca vão dizer que esse site é isento?

Pedradas

Pra quem nos acusa de ser petistas, vamos contar o que um ex-secretário simpatizante de Hugo Chavez e Fidel Castro aprontou com um dos editores do site quando tinha caneta, poder e... arrogância demais. Aguarde um próximo episódio.

Charadinha chique

Qual a diferença entre o gato e a Coca-Cola? A resposta: o gato mia, a coca light. Fale conosco: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



Adicionar comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal SCDN. Se achar algo que viole as regras de uso, denuncie.


Código de segurança
Atualizar codigo