Av. Comendador Alfredo Maffei
(sentido Bairro/Centro)
60 km/h
Av. Comendador Alfredo Maffei
(sentido Centro/Bairro)
60 km/h
Av. Getúlio Vargas
(sentido Centro/Rodovia)
60 km/h

A Prefeitura de São Carlos inaugurou na noite da última sexta-feira (12), o Centro Municipal de Arte e Cultura (CEMEC), no prédio onde anteriormente funcionava a Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, na rua São Paulo, 745, no centro.

Com a decisão por parte do Governo do Estado de fechar as oficinas, representantes da Prefeitura de São Carlos, já no início deste ano, estiveram em São Paulo para fazer um acordo com o secretário estadual de Cultura, José Roberto Sadek. 

Durante o encontro, do qual participaram o secretário de Educação, Nino Mengatti, também responsável pela Coordenadoria de Artes e Cultura, o chefe de seção de Difusão Cultural, Carlos Alberto Caromano e o chefe de seção de Apoio Financeiro, Lucas Ferrarini, ficou definido que a Prefeitura se responsabilizaria pelo aluguel do prédio e faria a intermediação dos oficineiros que darão os cursos com foco profissionalizante. A Secretaria Estadual de Cultura repassará para o município, uma verba de R$ 144 mil para a realização das oficinas.

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda também se reuniu com a secretária-adjunta de Cultural do Estado, Lúcia Camargo. “Discutimos a questão de cursos profissionalizantes e também providenciamos os documentos necessários para o andamento do processo, além de elaboração de plano de trabalho voltado para capacitações técnicas na área da cultura”, disse Walcynir Bragatto.

“Todas as ações vão cumprir o objetivo de retomar, promover e divulgar a arte e a cultura da cidade, criando oportunidades para a realização de atividades artístico-cultural que contribuem para a formação do cidadão”, disse o chefe de seção de Difusão Cultural, Carlos Alberto Caromano.

De acordo com Nino Mengatti, a Prefeitura assumiu o aluguel do prédio e a equipe administrativa, porém o Governo do Estado irá destinar recursos para a realização dos cursos. Também pretendemos oferecer outras atividades. Em breve, estaremos abrindo um chamamento para novos projetos”, comentou o secretário de Educação e responsável pela Coordenadoria de Artes e Cultura, lembrando que os projetos da Prefeitura também passarão a ser desenvolvidos no local.

Segundo o prefeito Airton Garcia, que estava acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosária Mazzini, desde o início da sua administração, a Prefeitura trabalhou no sentido de não deixar esse importante polo de cultura fechar. “Há muitos anos a área cultural não recebe apoio do poder público em São Carlos, mas nós vamos mudar isso. Vamos apoiar e atender as demandas da área”, garantiu o prefeito.

Também participaram da inauguração os vereadores Edson Ferreira, Azuaite Martins de França, Robertinho Mori e Moisés Lazzarine, além de secretários municipais, artistas e professores. O fotógrafo, documentarista e naturalista Haroldo Palo Jr., que está com uma exposição de fotografias no CEMEC, também participou da solenidade de inauguração.

A Banda da Escola Livre de Música Maestro João Seppe e os alunos do Projeto Dançar fizeram uma apresentação especial na abertura do evento.



Comentário(s) 

0
Sigla | 19 Maio 2017
Só corrigindo que a sigla correta é CEMAC e não CEMEC....
0
Parabéns | 18 Maio 2017
Tá aí uma coisa boa que o prefeito fez, arrumou o que o antigo destruiu. Mas precisa de mais cultura!