A Câmara dos Deputados divulgou a lista dos selecionados para participar da 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa idealizado através de uma iniciativa do deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP). Foram escolhidos 78 estudantes, que representarão seus estados e o Distrito Federal. O evento será realizado de 25 a 29 de setembro, em Brasília. 

Lobbe afirma que os jovens selecionados terão a oportunidade de passar uma semana atuando como um deputado federal, realizando debates e votações referentes a projetos de lei de grande relevância para a sociedade. “Eles vêm para participar de uma semana de exercício da cidadania, para ser um deputado federal e saber como ocorre o processo legislativo”, explica. 

Os participantes são alunos de escolas públicas ou particulares de todo o Brasil, têm entre 16 e 22 anos e estão matriculados regularmente no 2º ou 3º ano do ensino médio, ou o 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, em modalidade integrada ao ensino médio. 

Para participar do PJB, eles tiveram de elaborar um projeto de lei de caráter social e nacional, e encaminhá-lo à Secretaria de Educação do seu estado. Após a realização de uma pré-seleção, a Câmara realizou uma avaliação final e escolheu os projetos. 

Lobbe destaca que em cada edição os participantes atuam discutindo sobre as propostas selecionadas. Em média, 3 a 5 das 78 propostas apresentadas são aprovadas em Plenário até o fim do PJB. 

Após o programa, há a probabilidade de que essas proposições sejam readequadas pela Comissão de Participação Legislativa ou apadrinhados por parlamentares, seguindo em tramitação na Câmara. A exemplo disto, apadrinhamos uma proposta de fazer exames oftalmológicos em toda a rede educacional do ensino fundamental ao médio que, após ter passado pela Câmara, está em análise no Senado. 

“O que mais me sensibiliza é que eles chegam aqui imaginando que não há tantas atividades, e quando eles participam do PJB, verificam o dia a dia da Câmara. Ao final,  saem valorizando o Legislativo, o Congresso Nacional e com muita vontade de voltar como parlamentar”, destaca. 

Para o parlamentar, o mais importante no PJB é a construção de novas lideranças, o estímulo ao exercício da cidadania, a participação ativa e ao entendimento de que quem foi eleito deve ser cobrado para que as promessas sejam cumpridas. “Eu espero que a juventude possa estar presente, ativa e participante, e não sendo utilizada às vezes como massa de manobra”, enfatiza. 

Além disso, Lobbe Neto ressalta que o fato de haver estudantes de várias regiões do país, o programa possibilita a troca de cultura, de opiniões e a criação de novas amizades. E ainda que, durante os cinco dias, os jovens podem não só conhecer o processo legislativo, mas conhecer Brasília como um centro político e turístico. 

Confira a lista com o resultado dos selecionados no link: https://goo.gl/A2w7ZB.



Adicionar comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal SCDN. Se achar algo que viole as regras de uso, denuncie.


Código de segurança
Atualizar codigo